Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda da UFSM conquista 2 medalhas em sul-americano de atletismo

Atleta estreia com medalhas na temporada 2022

A atleta Jaqueline Weber, mestranda em Gerontologia na UFSM, representou o Brasil no último final de semana no Campeonato Sul Americano Indoor, em Cochabamba, na Bolívia. A altitude de quase 2600m não intimidou Jaqueline, que conquistou a medalha de bronze no sábado nos 1500 metros e a prata no domingo nos 800 metros.

- Certamente começamos a temporada 2022 com o pé direito. Desde antes de viajar, eu sabia que a altitude atrapalharia meus tempos, mas que independente disso, eu tinha plena condições de brigar por medalhas em ambas as provas. - pontua a atleta. - Confesso que o 1500 metros foi um pouco mais difícil, até por se tratar de uma prova mais longa, que exige mais capacidade aeróbica. Ao fim da prova, terminei com a medalha de bronze no peito e o cilindro de oxigênio no rosto - relata.

A atleta foi superada por duas bolivianas que vivem a 4 mil metros de altitude. No domingo, Jaque voltou à pista para os 800 metros e travou um arremate final de prova espetacular com a atleta uruguaia Débora Rodrigues.

- Fizemos uma prova conservadora, mais tática, e deixamos a definição para os último 200 metros. Nossa disputa levantou a arquibancada. Fiquei satisfeita por ter conseguido fazer uma prova progressiva e ter chego muito perto da Débora.

Jaque Weber agora se prepara para o início das competições em pista aberta (outdoor).
- Temos uma temporada longa e cheia de eventos. Pretendemos estar competindo no dia 26 de março em Montevideu, no Uruguai e dia 02 de abril, em Concepcion del Uruguay, na Argentina - destaca a atleta.

O Brasil foi o campeão geral do Campeonato Sul Americano Indoor e Jaque foi a única atleta feminina da delegação a conquistar duas medalhas.