Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Tecnologia da UFSM sedia curso itinerante de instalação de energia solar

Durante os dias 25, 26 e 28 de março, será realizado em Santa Maria o Road Show Huawei Solar, promovido pela empresa especializada em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação Huawei, em parceria com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). 

Passando por cerca de 70 cidades brasileiras, o projeto promove capacitações básicas sobre instalação de sistemas fotovoltaicos, levando conhecimento e inovação às comunidades. O curso é promovido em uma sala de aula dentro da unidade móvel Road Show Huawei Solar. Além disso, no espaço também há uma casa com cozinha e lavanderia, totalmente equipadas, abastecidas por um sistema de energia solar, uma microgeração distribuída on-grid e off-grid real, que será utilizada para as atividades demonstrativas. 

Em Santa Maria, a unidade móvel estará estacionada em frente ao prédio 7 do Centro de Tecnologia (CT), no Campus Sede da UFSM. São três dias de curso, nos turnos da manhã e tarde, com carga horária de oito horas. A participação é aberta à comunidade.

Serão abordadas noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas.

Para se inscrever, é necessário possuir ensino médio completo e realizar a doação de 1kg de alimento não perecível após preencher o formulário no site oficial.  

Algumas informações importantes aos participantes: Não é permitido falar ao celular dentro da unidade móvel; serão seguidos todos os protocolos de distanciamento social para Covid-19, bem como o uso de máscara é obrigatório durante todo o curso. Será disponibilizado certificado de participação aos participantes que atingirem nota 7 na avaliação final.

Fonte: Divulgação Institucional do Centro de Tecnologia