UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Oficina ensinou confecção de buquês de flores para agricultores familiares em Cachoeira do Sul

A oficina foi ministrada pelo professor da UFSM Nereu Streck (ao centro)

Na terça-feira (26), aconteceu uma oficina técnica sobre buquês na propriedade do casal Maria Elza Carvalho e Diesser Artier Mota, em Cachoeira do Sul, que participam atualmente da nona fase do Projeto Flores para Todos, desenvolvido pela Equipe Phenoglad da UFSM. A atividade contou também com a participação da extensionista Adriana Pereira, do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) de Paraíso do Sul, e da produtora Carmem Lovato, que está produzindo gladíolos em Paraíso do Sul.

Segundo o professor Nereu Augusto Streck, que ministrou a oficina, esta atividade faz parte da etapa avançada do Projeto Flores para Todos. “Desde 2018, quando o Projeto começou, mais de 200 famílias de agricultores rurais em todo Brasil aprenderam a cultivar as flores recebendo instruções de manejo desde o plantio até a colheita. Agora em 2022 o projeto inicia a última etapa da qualificação dos agricultores, que é agregar valor às suas flores produzidas através da arte floral, gerando ainda mais renda para sua família”, explica o professor Nereu, que é um dos coordenadores nacionais do projeto e que também é artista floral.

A nona fase do Projeto Flores para Todos está acontecendo de Norte a Sul do Brasil, em mais de 40 famílias e escolas do campo, com a produção de gladíolos, estátice, girassol e dálias.