Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

JAI Jovem: aproximação entre UFSM e ensino médio e técnico da região

Na terça-feira (08) aconteceu, no Centro de Convenções da UFSM, a 5ª edição da JAI Jovem. O evento foi marcado pela exposição de banners, apresentação oral de trabalhos e cerimônia de certificação. A JAI Jovem acontece desde 2016 - com um período de pausa em 2020 e 2021 devido a pandemia - e visa oferecer à comunidade estudantil de ensino médio e técnico, estudantes e professores da região, uma aproximação com a UFSM. 

O coordenador geral da 37º JAI e da 5ª JAI Jovem, Leandro Souza da Silva, explica: “o objetivo da JAI Jovem é, justamente, aproximar os estudantes que ainda não escolheram a sua carreira profissional, da Universidade. Mostrar a eles a possibilidade de fazer um curso superior criando, desde o ensino médio, uma relação com o método científico, com a atuação na forma de extensão que acontece junto às comunidades em que eles participam para, assim, despertar interesse na formação continuada, no aperfeiçoamento educacional.” Ele ainda destaca que o contato do estudante de ensino médio com o ensino superior é um dos grandes benefícios que a JAI Jovem oferece.

A edição deste ano contou com duas categorias: Jovem Pesquisador e Jovem Extensionista. A primeira separada pelos eixos: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;  Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. A segunda categoria, Jovem Extensionista, foi separada nas seguintes temáticas: Comunicação; Cultura e Arte; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho. O evento contou com a participação de 25 escolas com 102 trabalhos inscritos. 

Um dos trabalhos expostos no evento foi “Plástico biodegradável a partir da casa de maracujá" das estudantes Alice Santos Luiz, Isadora Veloso Lima, Manuella Teixeira Barletta e Rafaela Rodrigues Ferreira, do Colégio Estadual de São Sepé, apresentado no eixo Ciências da Natureza e suas Tecnologias. As alunas contaram que o projeto busca substituir as tradicionais embalagens de mudas de plantas por materiais biodegradáveis confeccionados a partir de cascas de maracujá, diminuindo a poluição causada, principalmente, por plásticos. A estudante Alice Santos Luiz destaca a colaboração e engajamento entre os estudantes que o evento proporciona. 

A aluna da Escola de Educação Básica da URI, de Santiago - RS, Rafaella Colpo Prado, ressalta a importância de participar da JAI Jovem e afirma: “eu vi aqui várias escolas com projetos diferentes e alinhados com a tecnologia, projetos que buscam desenvolver coisas para melhorar e facilitar o nosso dia a dia, a nossa vida!” Junto com suas colegas, Maria Alice Piani Palmeiro, Sofia Machado Damaceno e Giovana Viero Bravo, a estudante apresentou “O jogo da imunidade: do ensino médio à graduação", uma estratégia para facilitar a aprendizagem de conceitos científicos através de um jogo aplicado a estudantes do segundo ano do ensino médio e alunos de Farmácia e Enfermagem do 2º semestre da URI. 

O evento foi finalizado com a cerimônia de certificação: Destaque Jovem Pesquisador e Destaque Jovem Extensionista. Além de troféu comemorativo para as 3 melhores escolas pontuadas.

Trabalhos em destaque categoria Jovem Pesquisador

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Matemática e suas Tecnologias

Trabalhos em destaque categoria Jovem Extensionista

Comunicação

Cultura e Arte

Direitos Humanos e Justiça

Educação

Meio Ambiente

Saúde

Tecnologia e Produção

Escolas vencedoras: 

1º - Colégio Nossa Senhora de Fátima - 9,93
2º - Colégio Militar de Santa Maria - 9,8675
3º -  Colégio Marista Santa Maria - 9,43375

 

Confira alguns registros do evento:

Texto: Gabriela Leandro, acadêmica de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Gabriela Leandro e Ana Laura Iwai acadêmica de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista