Ir para o conteúdo JAI Ir para o menu JAI Ir para a busca no site JAI Ir para o rodapé JAI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

JAI JOVEM

5ª JAI Jovem. 7 a 11 de novembro. Mulher ruiva vestindo jaleco branco maninulando produtos químicos.
JAI Jovem

A JAI Jovem busca oferecer à comunidade ligada ao ensino médio e técnico da região, estudantes e professores, um canal de aproximação com a Universidade Federal de Santa Maria, onde os alunos de escolas públicas ou privadas da região sejam estimulados a conhecer o método científico, a experimentação e a produção de novos conhecimentos, enquanto que os professores possam ter na Universidade um canal de troca de informações e de conhecimentos que subsidiem suas rotinas pedagógicas e suas práticas em sala de aula. A edição da JAI Jovem em 2022 também vai considerar as ações extensionistas desenvolvidas pelas escolas por meio de seus alunos e professores e com impacto nas suas comunidades.

5ª JAI Jovem (Edição 2022)

Os alunos participantes da JAI Jovem em 2022 enviarão um resumo sobre o trabalho e apresentarão um banner no evento. As informações detalhadas sobre a participação estão no Edital do Evento. Leia atentamente as instruções antes de preencher o cadastro abaixo.  

a) CADASTRO DAS ESCOLAS PARTICIPANTES

As escolas interessadas em participar da JAI Jovem, por meio de suas direções, deverão formalizar esta intenção preenchendo até o dia 12 de setembro de 2022 o formulário “Cadastro de Escola Participante”.

Neste formulário a escola indicará um professor responsável que coordenará a seleção interna dos trabalhos, fará o cadastro dos trabalhos dos alunos e deverá estar presente durante a realização da JAI Jovem, sendo o canal de contato entre a organização da JAI Jovem e a Escola Participante.

b) INSCRIÇÃO DE TRABALHOS PELAS ESCOLAS

O procedimento de seleção interna dos trabalhos nas escolas obedecerá critérios e calendário definidos pelas próprias escolas. Os alunos participantes dos trabalhos inscritos pela escola deverão estar regularmente matriculados e frequentando a escola que representam.

Após a seleção interna, as inscrições de cada trabalho, atendidas as exigências do Edital, deverão ser realizadas somente pelo representante da escola entre os dias 03 e 10 de outubro de 2022 no “Formulário de Inscrição de Trabalhos” (link ainda não disponível), sendo necessário gerar um cadastro para cada trabalho submetido. 

Cada trabalho cadastrado deverá enviar como anexo arquivo em formato .doc de um resumo conforme o modelo abaixo:

Modelo de resumo

Não é obrigatória a inscrição de trabalhos em todos os eixos das duas categorias (Pesquisador e Extensionista). A adequação ou não dos trabalhos inscritos nos eixos temáticos de cada categoria será realizada por comissão composta por indicação da CIC/PRPGP e da CAFE/PRE da UFSM. Trabalhos que demonstrem inadequação ao eixo temático da categoria nos quais foram inscritos serão desclassificados.

c) APRESENTAÇÕES

O aluno apresentador indicado pela escola em cada trabalho deverá, durante o evento, apresentar um banner conforme o modelo abaixo:

Modelo de banner

O arquivo em formato .pdf do banner deverá ser enviado como anexo do “Formulário de Inscrição de Trabalhos” no momento da inscrição dos trabalhos. Durante o evento, o trabalho será avaliado conforme a Ficha de Avaliação e premiados de acordo com os critérios do Edital.

d) CRONOGRAMA

Ação

Período

Cadastro de escola participante (Formulário Google)

Até às 17:00 do dia 12 de setembro de 2022

Seleção interna dos trabalhos nas escolas

Até o dia 30 de setembro de 2022

Inscrição dos trabalhos (Formulário Google) – envio dos arquivos resumo e banner como anexos

De 03 a 10 de outubro de 2022

Realização da JAI Jovem

08 de novembro de 2022 (das 14 às 19 horas)

 

e) LOCAL

A 5ª JAI Jovem acontece nas dependências do Centro de Convenções (Mezanino) no Campus da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicações da JAI Jovem

ANAIS da JAI Jovem contendo os resumos de todos os trabalhos apresentados, classificados por eixo temático de apresentação.

E-book das atividades da JAI Jovem contendo os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes bolsistas JAI Jovem.