UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Flores produzidas pelo Projeto Flores para Todos decoram festa de formatura em escola de Dilermando de Aguiar

No último sábado, 17, aconteceu em Dilermando de Aguiar a formatura da turma do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Valentim Bastianello. Na decoração do evento foram usadas flores  produzidas pelos alunos do nono ano (girassóis) e do sexto e sétimo anos (statice) durante a 10ª fase do Projeto Flores para Todos.

"O evento foi a entrega de resultados de mais uma fase do Projeto a nível de Brasil", explica o professor da UFSM Nereu Augusto Streck, Coordenador Nacional do Projeto Flores para Todos e da Equipe PhenoGlad. "O resultado prático foi consequência de um planejamento que começou em maio deste ano com os estudantes, pais e mães, professores, equipe diretiva da escola e o escritório municipal da Emater de Dilermando. Durante oito meses os alunos se envolveram em todas etapas do cultivo das duas espécies de flores", complementa Streck. "Na formatura tivemos o auge do esforço coletivo, com os pais vendo na prática o que os alunos produziram, encerrando com sucesso a 10ª fase do Projeto Flores para Todos nesta escola, conclui Nereu.

A Escola Valentim Bastianello ingressou no projeto Flores para Todos em 2019 com o jardim na frente da escola e gladiolos e na 10ª fase participou com statice e girassol de corte.

Os números da 10ª fase do projeto Flores para Todos que está em andamento em 8 estados brasileiros:
-Gladiolo: 18 famílias e 5 escolas em 21 municípios.
-Statice: 25 famílias e 6 escolas em 27 municípios.
- Girassol: 19 famílias e 4 escolas em 24 municipios.
- Dália: 5 famílias e 1 escola em 5 municípios.
- Ornithogalum: 3 famílias e 1 escola em 3 municípios.

Desde o início, em 2018, o Projeto Flores para Todos já alcançou 269 famílias rurais e 45 escolas do campo em 16 estados brasileiros + DF de Norte a Sul do Brasil.