Flores produzidas pelo Projeto Flores para Todos decoram festa de formatura em escola de Dilermando de Aguiar

Girassóis e statice utilizadas na decoração foram produzidas pelos alunos

No último sábado, 17, aconteceu em Dilermando de Aguiar a formatura da turma do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Valentim Bastianello. Na decoração do evento foram usadas flores  produzidas pelos alunos do nono ano (girassóis) e do sexto e sétimo anos (statice) durante a 10ª fase do Projeto Flores para Todos.

“O evento foi a entrega de resultados de mais uma fase do Projeto a nível de Brasil”, explica o professor da UFSM Nereu Augusto Streck, Coordenador Nacional do Projeto Flores para Todos e da Equipe PhenoGlad. “O resultado prático foi consequência de um planejamento que começou em maio deste ano com os estudantes, pais e mães, professores, equipe diretiva da escola e o escritório municipal da Emater de Dilermando. Durante oito meses os alunos se envolveram em todas etapas do cultivo das duas espécies de flores”, complementa Streck. “Na formatura tivemos o auge do esforço coletivo, com os pais vendo na prática o que os alunos produziram, encerrando com sucesso a 10ª fase do Projeto Flores para Todos nesta escola, conclui Nereu.

A Escola Valentim Bastianello ingressou no projeto Flores para Todos em 2019 com o jardim na frente da escola e gladiolos e na 10ª fase participou com statice e girassol de corte.

Os números da 10ª fase do projeto Flores para Todos que está em andamento em 8 estados brasileiros:
-Gladiolo: 18 famílias e 5 escolas em 21 municípios.
-Statice: 25 famílias e 6 escolas em 27 municípios.
– Girassol: 19 famílias e 4 escolas em 24 municipios.
– Dália: 5 famílias e 1 escola em 5 municípios.
– Ornithogalum: 3 famílias e 1 escola em 3 municípios.

Desde o início, em 2018, o Projeto Flores para Todos já alcançou 269 famílias rurais e 45 escolas do campo em 16 estados brasileiros + DF de Norte a Sul do Brasil.