Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Feira Ana Primavesi retornará às atividades na UFSM no mês de março

Agricultores comercializam produtos na UFSM

A partir do dia 1º de março a feira Ana Primavesi volta acontecer na UFSM. As atividades ocorrerão todas às quartas-feiras, das 9h às 12h, embaixo da ponte seca. A feira é composta e gerenciada por famílias de agricultores de Santa Maria, Itaara, Dona Francisca e Paraíso do Sul e proporciona aos consumidores e visitantes alimentos orgânicos certificados, alimentos da estação, alimentos agroecológicos e alimentos orgânicos da agroindústria. É um espaço que conta com o apoio de colaboradores, consumidores e da Emater. 

A feira é uma oportunidade para a população adquirir alimentos de produção local, além de ser um espaço que incentiva a produção orgânica e ressalta a importância da sustentabilidade. Taís da Silva Garcia, agricultora e feirante, conta que “a feira Ana Primavesi é um espaço de diálogo em agroecologia, além de comercializar alimentos cultivados em manejo orgânico/agroecológico e alimentos orgânicos provenientes da agroindústria, buscamos sempre construir uma espaço para a troca de ideias, de saberes, de experiências, para roda de conversa, cultivar a amizade. Além disso, todas as famílias têm suas unidades de produção certificadas para produção orgânica pelo Ministério da Agricultura.” diz. Um grande objetivo dos organizadores é a manutenção da saúde das famílias de agricultores envolvidas no cultivo, na preservação e cuidado do solo, da água, do ar e da biodiversidade, conta Thais. 

A feira, que obteve seu registro em 2017 e que acontece desde então, teve que parar suas atividades na Universidade devido à pandemia, quando a UFSM teve suas atividades presenciais suspensas. Foi, então, encontrado outro lugar para a realização das atividades: salão paroquial da Igreja do Amaral - local que abriga a feira até o momento.

Surgimento da feira Ana Primavesi

Durante a pandemia, a feira aconteceu no salão paroquial da Igreja do Amaral

Em janeiro de 2014 um grupo de agricultores agroecológicos acompanhados de técnicos da Emater, procuraram a Pró-Reitoria de Extensão da UFSM com o intuito de estabelecer uma parceria. O objetivo principal do grupo foi a busca por um local em que fosse possível realizar atividades que permitissem a troca de conhecimentos, experiências, diálogos e saberes relacionados ao cultivo de alimentos orgânicos e que pudessem proporcionar o encontro de um espaço onde os alimentos pudessem ser comercializados. Thais conta que foi a partir de então que  a UFSM acolheu e trabalhou as demandas através de um projeto multidisciplinar em que participavam agricultores, técnicos da Emater, professores, técnicos administrativos e estudantes da universidade. 

Foram, então, realizadas diversas atividades desde a participação em seminários, palestras, encontros nas unidades de produção das famílias de agricultores participantes, visitas a outras cidades que desenvolvem agricultura orgânica. Assim surgiu a realização de uma feira orgânica devidamente regulamentada, a feira Ana Primavesi. “Durante essa caminhada muitos diálogos foram sendo estabelecidos, uma vez que o coletivo cresceu e contava com a participação de famílias da região. Em setembro de 2017, após todas as famílias terem suas unidades de produção certificadas para produção orgânica pelo Ministério da Agricultura, foi realizada a primeira feira que ocorreu no espaço multiuso da UFSM.” conta Thais.  

Ana Primavesi é o nome dado à feira em homenagem à professora pioneira nos estudos em agroecologia na UFSM e no Brasil. Thais conta que foi através das leituras e ensinamentos da Professora Ana, que o grupo alicerçou suas práticas, “um desafio no nosso tempo, mas que para nós tem se mostrado gratificante. Ela nos faz crer que um solo sadio, produz planta sadia e reverbera para o ser humano sadio!” diz a agricultora. 

O que você encontra na feira

Lista anual de produtos disponíveis na feira: Arroz; Banana; Manga; Couve; Butiá; Farinha de arroz; Tomatinho cereja; Amendoim; Batata inglesa; Flores; Artesanatos; Compotas de doces; Geléias; Pão de milho; Pães integrais e artesanais; Cafés; Banana passa; Extrato de tomate; Pipoca; Quinoa; Trigo; Aceto balsâmico; Farinha de aveia; Misturas de farinhas para: panqueca americana, muffin e cookies; Erva mate de carijó; Alface; Rúcula; Tempero verde; Tomates; Couve-flor; Brócolis; Cenoura; Beterraba; Mandioca; Laranjas; Bergamotas; Caqui; Morango; Pimentão; Berinjela; Repolho; Cebola; Vagem; Chicória; Radite; Batata doce; Suco de uva; Molho de tomate; Fermento; Farinha de trigo branca e integral; Fubá; Vinagre de maçã; Aveia; Chips; Phisalis; Jabuticaba; Amora; Redite; Azedinha; Pepino; Maxixe; Almeirão; Couve Chinesa; Repolho Roxo; Chuchu; Espinafre; Alho; Salsa; Alho Poró; Agrião; Pitaya; Uva; Acerola; Pêra; Pêssego; Abóboras; Morangas; Knorr; Manjericão; Manjerona; Salsão; Alecrim; Tomilho; Sabonetes naturais; Xampus e condicionadores sólidos; Desodorantes; Sinergias de óleos essenciais; Sabão em pó; Sabão em barra; e Amaciante. Os alimentos estão disponíveis de acordo com cada estação do ano.

Mais:

Para saber e acompanhar mais sobre a feira Ana Primavesi acesso o perfil no Instagram: @feiraanaprimavesi

Texto: Gabriela Leandro, acadêmica de jornalismo, voluntária da Agência de Notícias
Fotos: arquivo Taís da Silva Garcia

Edição: Mariana Henriques, jornalista