Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Feira Ana Primavesi retornará às atividades na UFSM no mês de março

A ação visa o fortalecimento da produção local e orgânica



Foto horizontal. Cartaz com a frase “Feira Ana Primavesi, a 1ª feira orgânica de Santa Maria - quarta, neste local”, pendurado na cobertura da ponte seca da UFSM sobre uma pintura. Homem atrás de uma mesa com uma sacola de papel escolhendo algum item que está em sacolas brancas a sua frente. A frente da mesa um homem de casaco cinza escuro segurando uma sacola cor de rosa e ao seu lado uma mulher de jaqueta cor salmão segurando em seu ombros uma bolsa laranja, rosa e azul.
Agricultores comercializam produtos na UFSM

A partir do dia 1º de março a feira Ana Primavesi volta acontecer na UFSM. As atividades ocorrerão todas às quartas-feiras, das 9h às 12h, embaixo da ponte seca. A feira é composta e gerenciada por famílias de agricultores de Santa Maria, Itaara, Dona Francisca e Paraíso do Sul e proporciona aos consumidores e visitantes alimentos orgânicos certificados, alimentos da estação, alimentos agroecológicos e alimentos orgânicos da agroindústria. É um espaço que conta com o apoio de colaboradores, consumidores e da Emater. 

A feira é uma oportunidade para a população adquirir alimentos de produção local, além de ser um espaço que incentiva a produção orgânica e ressalta a importância da sustentabilidade. Taís da Silva Garcia, agricultora e feirante, conta que “a feira Ana Primavesi é um espaço de diálogo em agroecologia, além de comercializar alimentos cultivados em manejo orgânico/agroecológico e alimentos orgânicos provenientes da agroindústria, buscamos sempre construir uma espaço para a troca de ideias, de saberes, de experiências, para roda de conversa, cultivar a amizade. Além disso, todas as famílias têm suas unidades de produção certificadas para produção orgânica pelo Ministério da Agricultura.” diz. Um grande objetivo dos organizadores é a manutenção da saúde das famílias de agricultores envolvidas no cultivo, na preservação e cuidado do solo, da água, do ar e da biodiversidade, conta Thais. 

A feira, que obteve seu registro em 2017 e que acontece desde então, teve que parar suas atividades na Universidade devido à pandemia, quando a UFSM teve suas atividades presenciais suspensas. Foi, então, encontrado outro lugar para a realização das atividades: salão paroquial da Igreja do Amaral – local que abriga a feira até o momento.

Surgimento da feira Ana Primavesi

Foto horizontal. Mesa com uma toalha verde, composta por garrafas que contém suco de frutas, do lado direito há garrafas com suco de uva, abacaxi e morango. Do lado esquerdo há recipientes de vidro com doces e alguns pacotes de alimentos, atrás da mesa há várias pessoas, entre elas: um homem usando máscara, vestido com uma camisa com detalhes pretos, no centro a cor roxa e manga comprida na cor vermelha, a sua frente um criança com uma fantasia nas cores azul, amarelo e rosa. No fundo, uma mulher com roupa preta, usando máscara cobrindo o nariz a boca, olhando para um homem a sua frente, que está abaixado, vestido em uma camisa na cor vermelha e calça jeans, manipulando um item, na foto há 6 crianças, sendo que três aparecem ao fundo da foto olhando para um telão, não  é possível identificar suas vestimentas.
Durante a pandemia, a feira aconteceu no salão paroquial da Igreja do Amaral

Em janeiro de 2014 um grupo de agricultores agroecológicos acompanhados de técnicos da Emater, procuraram a Pró-Reitoria de Extensão da UFSM com o intuito de estabelecer uma parceria. O objetivo principal do grupo foi a busca por um local em que fosse possível realizar atividades que permitissem a troca de conhecimentos, experiências, diálogos e saberes relacionados ao cultivo de alimentos orgânicos e que pudessem proporcionar o encontro de um espaço onde os alimentos pudessem ser comercializados. Thais conta que foi a partir de então que  a UFSM acolheu e trabalhou as demandas através de um projeto multidisciplinar em que participavam agricultores, técnicos da Emater, professores, técnicos administrativos e estudantes da universidade. 

Foram, então, realizadas diversas atividades desde a participação em seminários, palestras, encontros nas unidades de produção das famílias de agricultores participantes, visitas a outras cidades que desenvolvem agricultura orgânica. Assim surgiu a realização de uma feira orgânica devidamente regulamentada, a feira Ana Primavesi. “Durante essa caminhada muitos diálogos foram sendo estabelecidos, uma vez que o coletivo cresceu e contava com a participação de famílias da região. Em setembro de 2017, após todas as famílias terem suas unidades de produção certificadas para produção orgânica pelo Ministério da Agricultura, foi realizada a primeira feira que ocorreu no espaço multiuso da UFSM.” conta Thais.  

Ana Primavesi é o nome dado à feira em homenagem à professora pioneira nos estudos em agroecologia na UFSM e no Brasil. Thais conta que foi através das leituras e ensinamentos da Professora Ana, que o grupo alicerçou suas práticas, “um desafio no nosso tempo, mas que para nós tem se mostrado gratificante. Ela nos faz crer que um solo sadio, produz planta sadia e reverbera para o ser humano sadio!” diz a agricultora. 

O que você encontra na feira

Lista anual de produtos disponíveis na feira: Arroz; Banana; Manga; Couve; Butiá; Farinha de arroz; Tomatinho cereja; Amendoim; Batata inglesa; Flores; Artesanatos; Compotas de doces; Geléias; Pão de milho; Pães integrais e artesanais; Cafés; Banana passa; Extrato de tomate; Pipoca; Quinoa; Trigo; Aceto balsâmico; Farinha de aveia; Misturas de farinhas para: panqueca americana, muffin e cookies; Erva mate de carijó; Alface; Rúcula; Tempero verde; Tomates; Couve-flor; Brócolis; Cenoura; Beterraba; Mandioca; Laranjas; Bergamotas; Caqui; Morango; Pimentão; Berinjela; Repolho; Cebola; Vagem; Chicória; Radite; Batata doce; Suco de uva; Molho de tomate; Fermento; Farinha de trigo branca e integral; Fubá; Vinagre de maçã; Aveia; Chips; Phisalis; Jabuticaba; Amora; Redite; Azedinha; Pepino; Maxixe; Almeirão; Couve Chinesa; Repolho Roxo; Chuchu; Espinafre; Alho; Salsa; Alho Poró; Agrião; Pitaya; Uva; Acerola; Pêra; Pêssego; Abóboras; Morangas; Knorr; Manjericão; Manjerona; Salsão; Alecrim; Tomilho; Sabonetes naturais; Xampus e condicionadores sólidos; Desodorantes; Sinergias de óleos essenciais; Sabão em pó; Sabão em barra; e Amaciante. Os alimentos estão disponíveis de acordo com cada estação do ano.

Mais:

Para saber e acompanhar mais sobre a feira Ana Primavesi acesso o perfil no Instagram: @feiraanaprimavesi

Texto: Gabriela Leandro, acadêmica de jornalismo, voluntária da Agência de Notícias
Fotos: arquivo Taís da Silva Garcia

Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61270

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes