UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Primeiro dia de campo do Flores para Todos em 2023 reúne mais de 500 participantes em Bozano

Evento ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Pio X
Na última sexta-feira (31) aconteceu o dia de campo sobre floricultura em Bozano. O evento recebeu mais de 500 participantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Pio X, que completou 70 anos em março, e representou o primeiro dia de campo de entrega de resultados da 11ª fase do projeto Flores para Todos em 2023.

Participaram o prefeito de Bozano, Renato Luis Casagrande; o coordenador de Articulação e Fomento à Extensão da UFSM, Rudiney Soares Pereira; e o diretor geral da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Paulo Burmann. Também estiveram presentes alunos de escolas de Ensino Fundamental, Médio e técnico, produtores e extensionistas de vários municípios, além de representantes de empresas, cooperativas, da 36ª Coordenadoria Regional de Educação e da Gerência Regional da Emater RS-Ascar de Ijuí, que apoiam o Flores para Todos na Escola São Pio X.

Segundo o professor Nereu Augusto Streck, coordenador nacional do Flores para Todos e da Equipe PhenoGlad, o encontro marcou a entrega de resultados do projeto na escola durante a 11ª fase do projeto. Foram apresentados os resultados do cultivo de girassol de corte e inaugurado o jardim que o projeto levou para a escola.

"Esta escola ingressou no projeto na nona fase, no primeiro semestre de 2022, com a flor símbolo do Flores para Todos, o gladíolo. Em agosto de 2022, abrindo a décima fase, o projeto levou um jardim para a frente da escola. Agora, a escola abriu a 11ª fase do projeto Flores para Todos com girassol de corte, e neste grande evento entregamos oficialmente o jardim para a comunidade escolar e à população de Bozano para celebrar os 70 anos que a Escola vem formando cidadãos brasileiros", relata Nereu. O evento teve o apoio da Prefeitura de Bozano, Emater/RS-Ascar, UFSM e Sicredi.

Desde o início, em 2018, até dezembro de 2022 (10ª fase), o projeto Flores para Todos já alcançou 307 famílias rurais e 51 escolas do campo em 16 estados brasileiros e no Distrito Federal de Norte a Sul do Brasil.

Os números da 11ª fase do Flores para Todos até o momento, em andamento agora:

Girassol: 12 produtores e 2 escolas do campo em 14 municípios de 3 estados brasileiros;
Gladíolo: 17 produtores, 1 escola do campo e 1 universidade em 12 municípios;
Dália: 6 produtores em 6 municípios;
Ornithogalum: 3 produtores em 3 municípios.