Primeiro dia de campo do Flores para Todos em 2023 reúne mais de 500 participantes em Bozano

Evento marcou a entrega de resultados da 11ª fase do projeto

foto colorida horizontal com um algumas crianças crianças, das quais no canto esquerdo aparece apenas o boné,  acompanham um homem à frente de um banner, e ao lado dele 3 crianças de frente, uma delas segurando um microfone, em um espaço aberto, em meio a árvores, e ao fundo uma quadra de esportes e um pequeno jardim
Evento ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Pio X
Na última sexta-feira (31) aconteceu o dia de campo sobre floricultura em Bozano. O evento recebeu mais de 500 participantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Pio X, que completou 70 anos em março, e representou o primeiro dia de campo de entrega de resultados da 11ª fase do projeto Flores para Todos em 2023.

Participaram o prefeito de Bozano, Renato Luis Casagrande; o coordenador de Articulação e Fomento à Extensão da UFSM, Rudiney Soares Pereira; e o diretor geral da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Paulo Burmann. Também estiveram presentes alunos de escolas de Ensino Fundamental, Médio e técnico, produtores e extensionistas de vários municípios, além de representantes de empresas, cooperativas, da 36ª Coordenadoria Regional de Educação e da Gerência Regional da Emater RS-Ascar de Ijuí, que apoiam o Flores para Todos na Escola São Pio X.

Segundo o professor Nereu Augusto Streck, coordenador nacional do Flores para Todos e da Equipe PhenoGlad, o encontro marcou a entrega de resultados do projeto na escola durante a 11ª fase do projeto. Foram apresentados os resultados do cultivo de girassol de corte e inaugurado o jardim que o projeto levou para a escola.

“Esta escola ingressou no projeto na nona fase, no primeiro semestre de 2022, com a flor símbolo do Flores para Todos, o gladíolo. Em agosto de 2022, abrindo a décima fase, o projeto levou um jardim para a frente da escola. Agora, a escola abriu a 11ª fase do projeto Flores para Todos com girassol de corte, e neste grande evento entregamos oficialmente o jardim para a comunidade escolar e à população de Bozano para celebrar os 70 anos que a Escola vem formando cidadãos brasileiros”, relata Nereu. O evento teve o apoio da Prefeitura de Bozano, Emater/RS-Ascar, UFSM e Sicredi.

Desde o início, em 2018, até dezembro de 2022 (10ª fase), o projeto Flores para Todos já alcançou 307 famílias rurais e 51 escolas do campo em 16 estados brasileiros e no Distrito Federal de Norte a Sul do Brasil.

Os números da 11ª fase do Flores para Todos até o momento, em andamento agora:

Girassol: 12 produtores e 2 escolas do campo em 14 municípios de 3 estados brasileiros;
Gladíolo: 17 produtores, 1 escola do campo e 1 universidade em 12 municípios;
Dália: 6 produtores em 6 municípios;
Ornithogalum: 3 produtores em 3 municípios.