UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Projeto Sumo Educacional realiza formação sobre educação financeira com professores da rede escolar na UFSM

No último sábado, 17 de junho,  o Sumo Educacional, programa extensionista da UFSM, reuniu professores da rede escolar vinculados à 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em um evento imersivo sobre o uso de uma ferramenta pedagógica para educação financeira em sala de aula.

O evento aconteceu no campus sede da UFSM, e reuniu cerca de 20 educadores em uma manhã de atividades teórico-práticas, que encerram mais uma etapa do ciclo de formação que o Sumo Educacional, em parceria com a 8ª CRE, vem desenvolvendo há mais de um ano. No encontro, os professores puderam vivenciar uma dinâmica de aplicação da ferramenta utilizada como metodologia de ensino de uma forma prática e real, para que no próximo ciclo tenham ainda mais segurança na sua aplicação em sala de aula.

O ciclo de formação que os educadores participaram até aqui trabalhou a capacitação desses profissionais sobre o tema da educação financeira tendo como base o jogo “Renda Passiva”, desenvolvido por Daniel Frechiani, a partir das obras de Gustavo Cerbasi. Em 2022, o Sumo Educacional realizou a distribuição de exemplares do jogo para mais de 50 escolas, a partir de uma parceria firmada entre o projeto, Daniel, 8ª CRE e a UFSM.

A expectativa é que no próximo ciclo os membros do projeto façam inserções nas escolas para dar suporte aos professores na aplicação do jogo diretamente com os alunos. Além disso, o projeto também está desenvolvendo uma frente de mensuração do impacto dessas atividades para que, ao final do próximo ciclo, possa consolidar os seus resultados obtidos até aqui.

O Projeto Sumo Educacional é um programa de extensão vinculado ao Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFSM, coordenado pela professora Kalinca Léia Becker, que foi criado dentro da Liga do Mercado Financeiro da UFSM, e hoje conta com um quadro de membros multidisciplinar, composto por bolsistas e voluntários, tendo como propósito o fomento à popularização da educação financeira no país.