Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Sumo Educacional realiza formação sobre educação financeira com professores da rede escolar na UFSM

Programa de Extensão da UFSM realizou evento para capacitar educadores sobre o uso de ferramenta didática para educação financeira



No último sábado, 17 de junho,  o Sumo Educacional, programa extensionista da UFSM, reuniu professores da rede escolar vinculados à 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em um evento imersivo sobre o uso de uma ferramenta pedagógica para educação financeira em sala de aula.

O evento aconteceu no campus sede da UFSM, e reuniu cerca de 20 educadores em uma manhã de atividades teórico-práticas, que encerram mais uma etapa do ciclo de formação que o Sumo Educacional, em parceria com a 8ª CRE, vem desenvolvendo há mais de um ano. No encontro, os professores puderam vivenciar uma dinâmica de aplicação da ferramenta utilizada como metodologia de ensino de uma forma prática e real, para que no próximo ciclo tenham ainda mais segurança na sua aplicação em sala de aula.

O ciclo de formação que os educadores participaram até aqui trabalhou a capacitação desses profissionais sobre o tema da educação financeira tendo como base o jogo “Renda Passiva”, desenvolvido por Daniel Frechiani, a partir das obras de Gustavo Cerbasi. Em 2022, o Sumo Educacional realizou a distribuição de exemplares do jogo para mais de 50 escolas, a partir de uma parceria firmada entre o projeto, Daniel, 8ª CRE e a UFSM.

A expectativa é que no próximo ciclo os membros do projeto façam inserções nas escolas para dar suporte aos professores na aplicação do jogo diretamente com os alunos. Além disso, o projeto também está desenvolvendo uma frente de mensuração do impacto dessas atividades para que, ao final do próximo ciclo, possa consolidar os seus resultados obtidos até aqui.

O Projeto Sumo Educacional é um programa de extensão vinculado ao Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFSM, coordenado pela professora Kalinca Léia Becker, que foi criado dentro da Liga do Mercado Financeiro da UFSM, e hoje conta com um quadro de membros multidisciplinar, composto por bolsistas e voluntários, tendo como propósito o fomento à popularização da educação financeira no país.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62586

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes