UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Professora da UFSM assume cargo no Ministério da Igualdade Racial

Leonice tem trajetória consolidada sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais (Foto: Rafael Happke)

A partir do mês de agosto, a professora do departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação e integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad, passará a atuar junto ao Ministério da Igualdade Racial (MIR) do Governo Federal. Ela exercerá o cargo de coordenadora da Diretoria de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (Senapir).

A Secretaria atua no planejamento, formulação, coordenação, monitoramento e avaliação da promoção de políticas públicas e enfrentamento ao racismo e desigualdade racial. O foco do trabalho de Leonice será em articular os diferentes entes federativos (União, estados e municípios), dentro de um sistema de promoção da equidade racial e, consequentemente, da igualdade racial e social.

A professora explica que o grande desafio do Ministério é pensar ações que possam fazer o enfrentamento ao racismo de forma efetiva. “O MIR trabalha com a perspectiva de ações afirmativas, de políticas de enfrentamento ao racismo a partir de uma articulação que vai perpassar e estabelecer um diálogo com todos os ministérios, principalmente Direitos Humanos e Educação”, complementa.

Leonice acredita que sua relação com esse último tema, a educação, é que a levou ao convite para atuar no MIR, já que, ao longo de sua carreira, tem trabalhado com a temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). “Penso que o convite para trabalhar nessa função se deve a minha trajetória como mulher e pesquisadora negra que se ocupa dessas questões e compreende a importância das políticas públicas. Educação é a área em que eu atuo fortemente e debater sobre ERER é o grande desafio pois, inegavelmente, a educação cumpre um papel absolutamente importante no enfrentamento ao racismo"”, finaliza a docente.