Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora da UFSM assume cargo no Ministério da Igualdade Racial

Atuação de Leonice Mourad terá como foco políticas públicas para enfrentamento ao racismo



Leonice tem trajetória consolidada sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais (Foto: Rafael Happke)

A partir do mês de agosto, a professora do departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação e integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad, passará a atuar junto ao Ministério da Igualdade Racial (MIR) do Governo Federal. Ela exercerá o cargo de coordenadora da Diretoria de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (Senapir).

A Secretaria atua no planejamento, formulação, coordenação, monitoramento e avaliação da promoção de políticas públicas e enfrentamento ao racismo e desigualdade racial. O foco do trabalho de Leonice será em articular os diferentes entes federativos (União, estados e municípios), dentro de um sistema de promoção da equidade racial e, consequentemente, da igualdade racial e social.

A professora explica que o grande desafio do Ministério é pensar ações que possam fazer o enfrentamento ao racismo de forma efetiva. “O MIR trabalha com a perspectiva de ações afirmativas, de políticas de enfrentamento ao racismo a partir de uma articulação que vai perpassar e estabelecer um diálogo com todos os ministérios, principalmente Direitos Humanos e Educação”, complementa. 

Leonice acredita que sua relação com esse último tema, a educação, é que a levou ao convite para atuar no MIR, já que, ao longo de sua carreira, tem trabalhado com a temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). “Penso que o convite para trabalhar nessa função se deve a minha trajetória como mulher e pesquisadora negra que se ocupa dessas questões e compreende a importância das políticas públicas. Educação é a área em que eu atuo fortemente e debater sobre ERER é o grande desafio pois, inegavelmente, a educação cumpre um papel absolutamente importante no enfrentamento ao racismo””, finaliza a docente. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63026

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes