UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Projeto Sumo Educacional realiza atividades de educação financeira em escolas de Santa Maria

Alunos em atividade durante visita à escola

Dando início a uma nova fase de trabalho, entre os meses de julho e agosto de 2023 o Sumo Educacional, programa extensionista da UFSM, realizou visitas a 3 escolas de Santa Maria para falar sobre educação financeira diretamente com os alunos, de modo a fomentar atividades teórico-práticas sobre o tema em diferentes anos escolares.

Os locais visitados foram o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, a Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco e a Escola Estadual de Ensino Fundamental João Link Sobrinho. Nessas inserções, os membros do projeto acompanharam alguns dos professores que participaram do ciclo de formação sobre o uso de uma ferramenta de ensino sobre educação financeira, o jogo “Renda Passiva”, em uma aplicação do material junto de suas turmas.

Essas atividades marcam o início de uma nova fase de trabalho do Projeto, que após firmar parcerias com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação do RS e com o Jogo “Renda Passiva”, e formar mais de 50 professores da Rede Escolar sobre a utilização dessa ferramenta em sala de aula, direciona seus esforços para estar em sala de aula, junto com os professores, dando suporte na utilização da ferramenta. A expectativa é que essa nova fase potencialize ainda mais os resultados do projeto, fomentando a educação financeira e gerando impacto na vida dos estudantes. A mensuração desse impacto também está no radar das atividades do Sumo.

Oportunidade no Sumo Educacional

O Projeto Sumo Educacional é um programa de extensão vinculado ao Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFSM, coordenado pelas professoras Kalinca Léia Becker e Kelmara Mendes Vieira. Hoje com aproximadamente 30 membros, o projeto está com uma seletiva aberta para receber novos membros, graduandos ou pós-graduandos, que tenham interesse em participar. Mais informações sobre o Projeto ou sobre a Seletiva podem ser encontradas nas redes sociais @sumoeducacional.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do Sumo Educacional