Projeto Sumo Educacional realiza atividades de educação financeira em escolas de Santa Maria

As visitas marcam um novo ciclo de trabalho do projeto, agora dando suporte aos professores na aplicação prática do “Renda Passiva”

Alunos em atividade durante visita à escola

Dando início a uma nova fase de trabalho, entre os meses de julho e agosto de 2023 o Sumo Educacional, programa extensionista da UFSM, realizou visitas a 3 escolas de Santa Maria para falar sobre educação financeira diretamente com os alunos, de modo a fomentar atividades teórico-práticas sobre o tema em diferentes anos escolares.

Os locais visitados foram o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, a Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco e a Escola Estadual de Ensino Fundamental João Link Sobrinho. Nessas inserções, os membros do projeto acompanharam alguns dos professores que participaram do ciclo de formação sobre o uso de uma ferramenta de ensino sobre educação financeira, o jogo “Renda Passiva”, em uma aplicação do material junto de suas turmas.

Essas atividades marcam o início de uma nova fase de trabalho do Projeto, que após firmar parcerias com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação do RS e com o Jogo “Renda Passiva”, e formar mais de 50 professores da Rede Escolar sobre a utilização dessa ferramenta em sala de aula, direciona seus esforços para estar em sala de aula, junto com os professores, dando suporte na utilização da ferramenta. A expectativa é que essa nova fase potencialize ainda mais os resultados do projeto, fomentando a educação financeira e gerando impacto na vida dos estudantes. A mensuração desse impacto também está no radar das atividades do Sumo.

Oportunidade no Sumo Educacional

O Projeto Sumo Educacional é um programa de extensão vinculado ao Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFSM, coordenado pelas professoras Kalinca Léia Becker e Kelmara Mendes Vieira. Hoje com aproximadamente 30 membros, o projeto está com uma seletiva aberta para receber novos membros, graduandos ou pós-graduandos, que tenham interesse em participar. Mais informações sobre o Projeto ou sobre a Seletiva podem ser encontradas nas redes sociais @sumoeducacional.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do Sumo Educacional