UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Sede da Imprensa Universitária da UFSM completa 50 anos

Espaço físico da Gráfica passou por diversas mudanças recentemente

Há 50 anos, em 21 de setembro de 1973, foi inaugurada a atual sede da Imprensa Universitária da UFSM. A unidade, que presta serviços gráficos desde sua criação pelo Estatuto da UFSM em 1962, é referência na Instituição pelos serviços gráficos que têm prestado a toda a comunidade acadêmica, além de Santa Maria e região.

Nessas cinco décadas, a Gráfica da UFSM, como também é conhecida, está presente em diferentes áreas da Universidade ao produzir banners, cartazes, folders, flyers, adesivos, blocos de anotações, além de realizar a impressão de livros, revistas e periódicos, e ser essencial para a realização de eventos como JAI e Descubra UFSM, em parceria com pró-reitorias como PRPGP, PROGRAD e PRE, e apoio a projetos como Rede Básica.

A equipe da Gráfica conta, hoje, com mais sete técnico-administrativos, sendo três de artes gráficas, um impressor digital, um encadernador, um técnico de programação gráfica e um assistente administrativo. Terceirizados são dois impressores, um encadernador e um impressor digital, além de um funcionário responsável pela limpeza do local. Por fim, compõem a equipe quatro bolsistas.

Desde janeiro de 2022, marco da nova gestão da Editora da UFSM sob a direção do escritor e professor Enéias Tavares, a Editora e Imprensa agora funcionam sob a mesma administração e projeto, formando assim um quadrilátero gráfico e editorial com a Livraria e a Grife.

Desde então, o espaço físico da Gráfica passou por diversas mudanças, entre elas a reforma do hall, a pintura e renovação da fachada, a feitura de um novo logo e uma nova identidade visual, a separação entre os setores de recepção e execução dos serviços gráficos e uma série de outras ações, que compreendem uma sala de reuniões e espaço para atividades educacionais. Boa parte dessas iniciativas são em parceria com Pró-Reitoria de Administração (PRA) e visam modernizar aquela que tem sido por mais de cinquenta anos a gráfica da UFSM.

O técnico-administrativo Miguel Cabreira de Christo exerce hoje o cargo de coordenador chefe da Imprensa, além de ser o linotipista remanescente na Instituição. Com 35 anos dedicados à Universidade, quando ele se aposentar, o cargo deixará de existir na UFSM. Christo conta qual é o seu objetivo e dos colegas da Imprensa. “Queremos elevar cada vez mais o nome da Universidade por meio do nosso trabalho. Vamos seguir fazendo o que sempre foi feito, atendendo todos os centros de ensino e os departamentos da Instituição”, afirma.

A revista Estilo Editorial nº 9, lançada recentemente no evento Editoração em Debate 2023, traz uma reportagem completa sobre a Imprensa Universitária, de autoria de Gabriel Marques.

Nos próximos meses, outras novidades, serviços e festividades serão anunciados em comemoração a esse meio século de dedicação e serviço à Universidade Federal de Santa Maria.

Foto: Gustavo de Souza Carvalho