Sede da Imprensa Universitária da UFSM completa 50 anos

Editora UFSM e Imprensa estão sob a mesma administração e projeto desde 2022

foto colorida horizontal com a fachada do prédio, em amarelo, com detalhes em azul, e um toldo azul escrito imprensa universitária ufsm
Espaço físico da Gráfica passou por diversas mudanças recentemente

Há 50 anos, em 21 de setembro de 1973, foi inaugurada a atual sede da Imprensa Universitária da UFSM. A unidade, que presta serviços gráficos desde sua criação pelo Estatuto da UFSM em 1962, é referência na Instituição pelos serviços gráficos que têm prestado a toda a comunidade acadêmica, além de Santa Maria e região.

Nessas cinco décadas, a Gráfica da UFSM, como também é conhecida, está presente em diferentes áreas da Universidade ao produzir banners, cartazes, folders, flyers, adesivos, blocos de anotações, além de realizar a impressão de livros, revistas e periódicos, e ser essencial para a realização de eventos como JAI e Descubra UFSM, em parceria com pró-reitorias como PRPGP, PROGRAD e PRE, e apoio a projetos como Rede Básica.

A equipe da Gráfica conta, hoje, com mais sete técnico-administrativos, sendo três de artes gráficas, um impressor digital, um encadernador, um técnico de programação gráfica e um assistente administrativo. Terceirizados são dois impressores, um encadernador e um impressor digital, além de um funcionário responsável pela limpeza do local. Por fim, compõem a equipe quatro bolsistas.

Desde janeiro de 2022, marco da nova gestão da Editora da UFSM sob a direção do escritor e professor Enéias Tavares, a Editora e Imprensa agora funcionam sob a mesma administração e projeto, formando assim um quadrilátero gráfico e editorial com a Livraria e a Grife.

Desde então, o espaço físico da Gráfica passou por diversas mudanças, entre elas a reforma do hall, a pintura e renovação da fachada, a feitura de um novo logo e uma nova identidade visual, a separação entre os setores de recepção e execução dos serviços gráficos e uma série de outras ações, que compreendem uma sala de reuniões e espaço para atividades educacionais. Boa parte dessas iniciativas são em parceria com Pró-Reitoria de Administração (PRA) e visam modernizar aquela que tem sido por mais de cinquenta anos a gráfica da UFSM.

O técnico-administrativo Miguel Cabreira de Christo exerce hoje o cargo de coordenador chefe da Imprensa, além de ser o linotipista remanescente na Instituição. Com 35 anos dedicados à Universidade, quando ele se aposentar, o cargo deixará de existir na UFSM. Christo conta qual é o seu objetivo e dos colegas da Imprensa. “Queremos elevar cada vez mais o nome da Universidade por meio do nosso trabalho. Vamos seguir fazendo o que sempre foi feito, atendendo todos os centros de ensino e os departamentos da Instituição”, afirma.

A revista Estilo Editorial nº 9, lançada recentemente no evento Editoração em Debate 2023, traz uma reportagem completa sobre a Imprensa Universitária, de autoria de Gabriel Marques.

Nos próximos meses, outras novidades, serviços e festividades serão anunciados em comemoração a esse meio século de dedicação e serviço à Universidade Federal de Santa Maria.

Foto: Gustavo de Souza Carvalho