UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Equipe FieldCrops da UFSM promove projeto de produção sustentável de arroz no Paraguai

Representantes da UFSM participaram de evento no Paraguai

Na sexta-feira (9), a Equipe FieldCrops da UFSM participou do maior dia de campo do setor orizícola paraguaio, realizado no distrito de Coronel Bogado. Estiveram presentes a aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) Camille Flores, a aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) María Sol Zelaya, de nacionalidade paraguaia, além de Vitória Signor e Natália Cechin, alunas do curso de Agronomia, e do professor do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Rurais (CCR) Alencar Zanon.

Durante o dia de campo, a Equipe FieldCrops apresentou o Campeonato Rice Money Maker, que se encontra na 3a edição e tem como foco a produção sustentável de arroz, abrangendo mais de 30 produtores da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Além de levar informações aos produtores e técnicos presentes, foi possível fortalecer a parceria entre instituições públicas e privadas, que buscam avançar na sustentabilidade da cadeira orizícola latino-americana, através da Latin American Rice Networking.

O grupo da UFSM também realizou mais uma visita da Operação Bandeira em uma das lavouras participantes do Rice Money Maker no Paraguai. A operação tem como objetivo a coleta de folha bandeira (estágio fenológico R2) das áreas participantes do campeonato, a fim de se obter um diagnóstico nutricional que auxilie o produtor em seu manejo de fertilização.

Equipe FieldCrops da UFSM liderou um dos maiores projetos da agricultura paraguaia

Com a meta de aumentar a produção de alimentos com sustentabilidade, o Projeto Global Yield Gap Atlas é o maior esforço agronômico mundial focado em entender o quanto é possível produzir de alimentos na atual área agricultável com o menor impacto ambiental. Esse esforço está presente em mais de 70 países e 13 culturas agrícolas.

Com a liderança de Maria Soledad Armoa Baez, professora da Universidade Nacional de Assunção, Paraguai, aluna de doutorado do PPGEA da UFSM e integrante da Equipe FieldCrops, do doutorando Eduardo Lago, do PPGAgro da UFSM, e do professor Alencar Zanon, e com a participação de pesquisadores argentinos e americanos, foi estimado o potencial de produtividade de soja, milho e trigo no Paraguai. As informações resultantes deste trabalho podem ser acessadas no site.

Mais informações sobre os projetos liderados pela Equipe FieldCrops nas redes sociais e no site www.equipefieldcrops.com.