Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe FieldCrops da UFSM promove projeto de produção sustentável de arroz no Paraguai

Além da participação em dia de campo, foi possível fortalecer a parceria entre instituições públicas e privadas



foto colorida horizontal, selfie tirada por uma moça de óculos e polo verde, no canto esquerdo da foto, mais ao fundo aparecem cinco pessoas, 3 mulheres e 2 homens, abraçados de lado, sob uma lona em uma área verde onde ocorreu o dia de campo
Representantes da UFSM participaram de evento no Paraguai

Na sexta-feira (9), a Equipe FieldCrops da UFSM participou do maior dia de campo do setor orizícola paraguaio, realizado no distrito de Coronel Bogado. Estiveram presentes a aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) Camille Flores, a aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) María Sol Zelaya, de nacionalidade paraguaia, além de Vitória Signor e Natália Cechin, alunas do curso de Agronomia, e do professor do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Rurais (CCR) Alencar Zanon.

Durante o dia de campo, a Equipe FieldCrops apresentou o Campeonato Rice Money Maker, que se encontra na 3a edição e tem como foco a produção sustentável de arroz, abrangendo mais de 30 produtores da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Além de levar informações aos produtores e técnicos presentes, foi possível fortalecer a parceria entre instituições públicas e privadas, que buscam avançar na sustentabilidade da cadeira orizícola latino-americana, através da Latin American Rice Networking.

O grupo da UFSM também realizou mais uma visita da Operação Bandeira em uma das lavouras participantes do Rice Money Maker no Paraguai. A operação tem como objetivo a coleta de folha bandeira (estágio fenológico R2) das áreas participantes do campeonato, a fim de se obter um diagnóstico nutricional que auxilie o produtor em seu manejo de fertilização.

Equipe FieldCrops da UFSM liderou um dos maiores projetos da agricultura paraguaia

Com a meta de aumentar a produção de alimentos com sustentabilidade, o Projeto Global Yield Gap Atlas é o maior esforço agronômico mundial focado em entender o quanto é possível produzir de alimentos na atual área agricultável com o menor impacto ambiental. Esse esforço está presente em mais de 70 países e 13 culturas agrícolas.

Com a liderança de Maria Soledad Armoa Baez, professora da Universidade Nacional de Assunção, Paraguai, aluna de doutorado do PPGEA da UFSM e integrante da Equipe FieldCrops, do doutorando Eduardo Lago, do PPGAgro da UFSM, e do professor Alencar Zanon, e com a participação de pesquisadores argentinos e americanos, foi estimado o potencial de produtividade de soja, milho e trigo no Paraguai. As informações resultantes deste trabalho podem ser acessadas no site.

Mais informações sobre os projetos liderados pela Equipe FieldCrops nas redes sociais e no site www.equipefieldcrops.com.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65154

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes