Realizado na Universidade Federal de Santa Maria, o I Encontro Sobre Pedagogia do Piano - 2012 abordou assuntos que foram escolhidos baseados, em geral, em dificuldades e desafios enfrentados pelo professor de piano e, para a escolha destes, foram utilizados basicamente três tipos de fontes: reflexões sobre a trajetória da professora coordenadora dos encontros como professora de piano quando atendendo crianças, adolescentes e adultos; bibliografia básica de apoio ao professor de piano; e relatos de professores de piano em formação inicial que citaram os aspectos mais relevantes aprendidos em cursos de pedagogia do piano (SLAWSKY, 2011). Dessa forma, cada assunto foi escolhido e abordado pela professora coordenadora e por convidados em forma de palestras, oficinas, debates ou workshops, sempre procurando estimular a participação dos envolvidos no evento.
Os Encontros sobre Pedagogia do Piano 2012 aconteceram entre os meses de outubro e dezembro e abordaram os seguintes tópicos:
-
- empreendedorismo na profissão;
- princípios do aprendizado humano e o ensino do piano;
- materiais e métodos para o ensino do piano;
- princípios técnicos da escola pianística de Dorothy Taubman;
- repertório brasileiro para níveis intermediários;
- relação entre expressividade e gesto musical
Palestrantes convidados em 2012 e temas abordados:
Vera Vianna (UFSM – Santa Maria, RS)
- O Repertório Brasileiro de Nível Intermediário
Fernanda e Julio Machado (Piano Class – Pelotas, RS)
- Profissão e sobrevivência
Mauricy Martin (Unicamp – Campinas, SP)
- A escola pianística de Dorothy Taubman
Lucimar Marchi (Oficina de Música – Santa Maria, RS
- Gestão de uma Escola de Música
Monica Hassan (Cia. Sinfônica de Bolso – Bauru, SP)
- A Música do Gesto: a linguagem direta da emoção
Cláudia Deltregia (UFSM – Santa Maria, RS)
- A Primeira aula de Piano: O quê ensinar?;
- Desenvolvendo habilidades diversas: improvisação, percepção, técnica, teoria, repertórios
- Princípios do Aprendizado Humano;
- Leitura Musical ;
- Ensino de Piano para Crianças;