O curso tecnólogo em Gestão de Cooperativas do Colégio Politécnico recebeu, este ano, o Conceito 5 em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Os conceitos são as notas atribuídas às Instituições de Ensino Superior, após o processo avaliativo da qualidade de ensino.
A professora e coordenadora do curso de Gestão de Cooperativas do Politécnico, Marindia Brachak dos Santos, explica que esse é um curso de três anos, na modalidade noturna e oferta anual de 40 vagas, com ingresso a partir do Sisu e Processo Seletivo Sereado ou Vestibular da UFSM. A docente acredita que um dos grandes diferenciais do curso é sua oferta presencial: “hoje a gente tem outros cursos em outras universidades, que oferecem 100% à distância, mas o nosso tem essa questão da presencialidade”.
A graduação objetiva, principalmente, formar profissionais capazes de implantar e gerenciar cooperativas de todos os ramos de atuação, promovendo o desenvolvimento social, ambiental e econômico, por meio do cooperativismo, respeitando seus princípios, a ética e a moralidade. Com atenção ao estudante em nunca perder o foco da promoção de melhorias na vida dos associados, o curso prepara profissionais que compreendem a relevância da democracia e da participação inerentes a este modelo de negócios, alinhados com os princípios do cooperativismo.
Reforma do Plano Pedagógico do Curso
Em 2023 foi realizada a reforma do plano pedagógico do curso, o que trouxe inovação a todas as disciplinas que são ofertadas, além da inclusão da extensão. “Nós temos disciplinas bem práticas, por exemplo, vivências em cooperativismo, que é uma disciplina que faz visitas técnicas e temos a participação ativa dos alunos na Cespol. Hoje, a Cooperativa Escola funciona como se fosse um laboratório, porque praticamente todos os nossos estudantes estão envolvidos na gestão, presidência ou no conselho de administração, que são os principais órgãos e elementos de gestão de uma cooperativa”, destaca a coordenação.
Com a reforma, buscou-se uma maior interação dos conteúdos com a matriz curricular dos cursos técnicos, principalmente, em observação a do curso Técnico em Cooperativismo e do curso Técnico em Administração do Colégio Politécnico da UFSM. Destaca-se que existe uma associação entre os cursos, pois os docentes do departamento atuam em ambas as grades, e alguns acadêmicos buscam a dupla diplomação.
Processo de Avaliação
As etapas avaliativas iniciaram em dezembro de 2024, com a abertura do processo. A partir disso, trabalhou-se ao longo de abril, maio e junho para juntar a documentação solicitada. A docente e coordenadora do curso, Marindia Brachak dos Santos, explica que, no instrumento de avaliação, eles olham o curso a partir de três dimensões: “uma dimensão é a da organização didático-pedagógica do curso, que entra tudo que precisa ter, em termos do Ministério de Educação, de plano pedagógico”.
A segunda dimensão é o corpo docente e de tutores, pois cada disciplina que é ofertada à distância precisa de tutores. Por fim, a infraestrutura também compõe uma dimensão avaliada: “a gente tem um curso que não tá sozinho. Não é só a coordenação ali e os docentes. Então, eles olham questões da infraestrutura, da biblioteca, da secretaria acadêmica, das salas de aula e dos laboratórios”.
Após a abertura do processo e a partir de maio, a coordenação recebe uma série de pastas e documentos que precisam ser providenciadas, referentes às documentações do curso, e às experiências profissionais dos docentes. A avaliação em si ocorreu em 30 de junho, 1 e 2 de julho.
A coordenação explica que no primeiro dia acontece uma série de reuniões. “A primeira reunião foi com o Reitor e com a diretora do Politécnico. Depois, teve reunião com a coordenação e depois com a CPA (Comissão Permanente de Avaliação), que, no Poli, tem a Comissão Setorial de Avaliação – um grupo de professores que pensa as diretrizes para o curso, desde a construção do PPC, o acompanhamento e inclusive a consolidação”. Além disso, são feitas reuniões com docentes, com a NDE e com os discentes e, também, uma visita virtual. Nos outros dois dias, é feita a avaliação com base nos seus instrumentos de avaliação.
O curso foi reconhecido pelo MEC em 2009 e, em 2015, passou por sua primeira avaliação, na qual obteve conceito 4. Em 2019 o curso alcançou conceito 5 na primeira reavaliação – que antecedeu a atual.
Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 4º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM