Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Terapia Ocupacional
Curso de Graduação - Campus Santa Maria

Orientações acadêmicas: Solicitação de matrícula, ajuste de matrícula, matrícula extracurricular e trancamentos para o 2º semestre de 2022

Vimos relembrá-los sobre os períodos de matrícula, rematrícula, ajustes de matrícula, matrícula extracurricular e trancamentos na UFSM para 2022/2º semestre. A cada semestre, estes períodos são sempre compreendidos em 03 etapas de Matrícula Curricular (disciplinas do Curso), estão
assim definidos: a) matrículas em disciplinas do curso (curriculares); b) matrículas
em disciplinas de outros cursos (extracurriculares) e; c) trancamentos (totais e
parciais).


a) matrículas em disciplinas do curso (curriculares);
- período de solicitação de matrícula pelo portal do aluno;
- período de ajustes de matrícula pelo portal do aluno;
- período de ajustes de matrícula na Coordenação do Curso por ordem de
ranking de matrícula;


b) matrículas em disciplinas de outros cursos (extracurriculares) e;
- período de solicitação de matrícula em disciplina de outro curso;


c) trancamentos (totais e parciais).
- período de trancamento total (do semestre);
- período de trancamento parcial (de uma disciplina) através de solicitação por
e-mail à coordenação do curso;


Fiquem atentos ao calendário do ano letivo de 2022 que foi atualizado, disponível no site da UFSM em “menu, acesso rápido, estudantes, calendário acadêmico (ícone)”
https://www.ufsm.br/app/uploads/2022/02/Calendario-Academico-UFSM-2022-APROVADO-na-971-Sessao-Retificado-em-08.08.22.pdf


Datas importantes:

31/08/2022 a 14/10/2022 Trancamento Total - Período para solicitação do trancamento total do semestre, via Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2022.

05/09/2022 e 06/09/2022 Ajuste de matrícula pelo Portal do Aluno - Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação, via Portal do aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2022.

06/09/2022 Processamento: Data prevista para o processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de ajuste dos alunos da graduação, referentes ao 2º semestre letivo de 2022.

07/09/2022: Feriado

12/09/2022 – AULAS – INÍCIO: Início das aulas do 2º semestre letivo de 2022 de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFSM.

12/09/2022 a 16/09/2022: Ajuste de matrículas pelas Coordenações de Curso e solicitação de matrícula extracurricular: Período para os alunos de Graduação e Pós-Graduação solicitarem ajuste de matrícula e período para as Coordenações de Curso lançarem as alterações no sistema SIE, referente ao 2º semestre letivo de 2022.

A partir do dia 13/09 até 16/09, comparecer pessoalmente na sala da Secretaria e Coordenação do Curso, Nº 4010 A, Prédio 26 D, das 9:00 às 11:30 ou das 14:00 às 17:00, no seu dia, indicado na relação nominal dos rankings de matrícula informada previamente.19/09/2022: Dia não letivo e suspensão de atividades administrativas correlatas em todos os campi da UFSM.

20/09/2022: Feriado

21/09/2022 e 22/09/2022 Solicitação de matrícula extracurricular: Pelo Portal do Aluno: Período para o aluno realizar a solicitação, via Portal do Aluno, de matrícula em disciplinas ofertadas por outros cursos, referente ao 2º semestre letivo de 2022. As matrículas extracurriculares solicitadas pelo Portal do Aluno serão processadas conforme a Instrução Normativa nº 01/2021/PROGRAD. A adesão ao sistema de oferta de extracurriculares pelo Portal do Aluno é prerrogativa das Coordenações de Curso.

O Curso de Terapia Ocupacional optará por aceitar as matrículas extracurriculares pelo portal do aluno, no qual o próprio aluno pode acessar o portal do aluno e efetuar a escolha da disciplina solicitada e indicada em formulário referido anteriormente no ANEXO A.

21/09/2022 a 22/09/20222 Processamento: Período previsto para o processamento no sistema SIE da UFSM, das solicitações de matrícula extracurricular, referente ao 2º semestre letivo de 2022.

23/09/2022 a 14/10/2022 Trancamento Parcial: Solicita o trancamento parcial (de disciplina(s)) à  Coordenação de Curso, referente ao 2º semestre letivo de 2022.

Observação: no período indicado, o curso receberá as solicitações de Trancamento Parcial de disciplinas, fisicamente, ou enviadas para o e-mail cursotoufsm@ufsm.br. Para tanto, o aluno deverá preencher formulário disponível na Secretaria do Curso e no ANEXO B.

Caso envie este formulário por e-mail, identifique o assunto da seguinte
forma:
✔ Assunto do e-mail: “Soliticação de trancamento parcial”.
✔ Anexar ao e-mail, ou entregar fisicamente o formulário apresentado no ANEXO B.

Solicitações enviadas para outros endereços de e-mail, fora do prazo ou sem as informações completas não serão atendidas.


Informações importantes:

Fiquem atentos, pois ainda estamos no Calendário Suplementar.

Locais das salas de aula:
Os locais de todas as aulas: o quadro de horários de todas as disciplinas será enviado e fixado nas salas de aula do Prédio 26 D e disponível na Secretaria do Curso. As disciplinas ofertadas por departamentos externos: assim que forem definidos os espaços, serão disponibilizados a todos (as).

Observação: a alocação das salas do Prédio 26 D, Térreo, se dá na seguinte ordem:
1°: Disciplinas curriculares (teoria e prática)
2°: Disciplinas DCGs
3°: Atendimentos Clínica Terapêutica.
4°: Projetos de ensino, pesquisa e extensão
5°: Supervisão de estágio/ Orientação de TCC (prioritariamente deverão ser
realizadas no espaço de convivência das salas 4012 e 4017 e/ou gabinetes).

Sobre integralização de disciplinas de 2020.1/, 2020.2, 2021.1 e 2021.2:
Entre em contato com o docente via e-mail, com cópia à Secretaria do Curso, no prazo de até uma semana, a partir do início das aulas. Para os casos de matrícula incompleta (situação 6): O docente avaliará a situação e em caso de concordância irá estabelecer o cronograma de recuperação de atividades e a conclusão da disciplina. Casos omissos, ou qualquer problema em resolver essas
questões, podem ser repassados para a Coordenação do Curso da Terapia Ocupacional, para que esta tente contatar o docente da disciplina. E-mail da coordenação do curso: terapiaocupacional@ufsm.br


Alunos que cursarão TCC I em 2022/2:
Enviar para cursotoufsm@ufsm.br com Assunto: “Orientador de TCC I”, ou entregar fisicamente na Secretaria do Curso, até dia 16/09, no máximo, o formulário preenchido e assinado pelo próprio aluno solicitante e pela sua Profa. Orientadora de TCC I.

As orientações de TCC ocorrerão conforme acordo entre professor e aluno. Como acharem melhor (EaD ou presencial).

Ver formulário em ANEXO C.


Solicitação de matrícula NÃO É matrícula certa! Após a solicitação e o ajuste haverá *processamento* da solicitação de matrícula (normalmente no período noturno), ou seja, o sistema dará um retorno sobre os pedidos de matrícula. Então fiquem atentos a isso. Só com o *comprovante de matrícula* é possível confirmar as vagas em disciplinas. Sempre que tiverem dúvidas consultem o *calendário letivo da UFSM*


Sobre a cobrança de presença na aula. Nas disciplinas presenciais será cobrada presença em sala de aula. Nas disciplinas com carga horária EAD (caso ocorrer), não há reprovação por frequência e os estudantes terão seu aproveitamento validado pela realização das atividades, vide link: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proplan/resolucao-ufsm-n-079-2022/

 

Aceite de solicitação de matrícula: é responsabilidade do estudante verificar se as solicitações de matrícula e seus ajustes foram aceitas pelo sistema, consultando o Histórico Escolar ou a grade de horários do semestre. É preciso atentar para as datas de processamento de matrícula web, em especial, no período de ajuste. Os processamentos de matrícula são realizados pelo DERCA.


Este deve ser o último semestre do período suplementar. Ainda, a Coordenação aconselha que cada acadêmico procure se matricular nas disciplinas que dê condições de regularizar sua situação (semestre X disciplinas cursadas), visto que, no próximo semestre o curso passará a ter ingresso anual e o Projeto Pedagógico do Curso apresentará atualizações. Provavelmente, disciplinas de 2º
semestre não serão ofertadas em 2023/1.


Não ofertamos mais DCGs, pois estamos recuperando as disciplinas do REDE, logo temos muitas demanda de disciplinas práticas. A DCG ofertada em 2022/2 será TEO0061 Corporificação e Performances de Si 60h (15h de Extensão).

LINK dos horários e oferta 2022/2 do Curso está disponível em:
https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/terapia-ocupacional/horario

 

SEGUE ABAIXO OS ANEXOS:


ANEXO A - SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EXTRACURRICULAR

ANEXO B SOLICITAÇÃO DE TRANCAMENTO PARCIAL

ANEXO C - DECLARAÇÃO DE PROFESSOR ORIENTADOR DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO