Ir para o conteúdo Terapia Ocupacional Ir para o menu Terapia Ocupacional Ir para a busca no site Terapia Ocupacional Ir para o rodapé Terapia Ocupacional
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações acadêmicas: Solicitação de matrícula, ajuste de matrícula, matrícula extracurricular e trancamentos para o 2º semestre de 2022



Vimos relembrá-los sobre os períodos de matrícula, rematrícula, ajustes de matrícula, matrícula extracurricular e trancamentos na UFSM para 2022/2º semestre. A cada semestre, estes períodos são sempre compreendidos em 03 etapas de Matrícula Curricular (disciplinas do Curso), estão
assim definidos: a) matrículas em disciplinas do curso (curriculares); b) matrículas
em disciplinas de outros cursos (extracurriculares) e; c) trancamentos (totais e
parciais).


a) matrículas em disciplinas do curso (curriculares);
– período de solicitação de matrícula pelo portal do aluno;
– período de ajustes de matrícula pelo portal do aluno;
– período de ajustes de matrícula na Coordenação do Curso por ordem de
ranking de matrícula;


b) matrículas em disciplinas de outros cursos (extracurriculares) e;
– período de solicitação de matrícula em disciplina de outro curso;


c) trancamentos (totais e parciais).
– período de trancamento total (do semestre);
– período de trancamento parcial (de uma disciplina) através de solicitação por
e-mail à coordenação do curso;


Fiquem atentos ao calendário do ano letivo de 2022 que foi atualizado, disponível no site da UFSM em “menu, acesso rápido, estudantes, calendário acadêmico (ícone)”
https://www.ufsm.br/app/uploads/2022/02/Calendario-Academico-UFSM-2022-APROVADO-na-971-Sessao-Retificado-em-08.08.22.pdf


Datas importantes:

31/08/2022 a 14/10/2022 Trancamento Total – Período para solicitação do trancamento total do semestre, via Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2022.

05/09/2022 e 06/09/2022 Ajuste de matrícula pelo Portal do Aluno – Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação, via Portal do aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2022.

    • Observação 1: no dia 07/09/2022, os alunos deverão consultar o seu
      comprovante de matrícula, no Portal do Aluno, para conferir quais disciplinas
      efetivamente encontram-se matriculados.
    • Observação 2: a efetivação da matrícula permanece condicionada à
      existência de vaga na disciplina, à inexistência de conflito de horário e ao
      atendimento dos pré-requisitos, quando houver.

06/09/2022 Processamento: Data prevista para o processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de ajuste dos alunos da graduação, referentes ao 2º semestre letivo de 2022.

07/09/2022: Feriado

12/09/2022 – AULAS – INÍCIO: Início das aulas do 2º semestre letivo de 2022 de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFSM.

12/09/2022 a 16/09/2022: Ajuste de matrículas pelas Coordenações de Curso e solicitação de matrícula extracurricular: Período para os alunos de Graduação e Pós-Graduação solicitarem ajuste de matrícula e período para as Coordenações de Curso lançarem as alterações no sistema SIE, referente ao 2º semestre letivo de 2022.

    • Observação 3: O ajuste na Coordenação do Curso ocorrerá da seguinte forma:
      ✔ No dia 09/09, o curso emitiu um relatório do Sistema Acadêmico que faz um ranking de alunos por ordem de matrícula e período atual de curso . Essa listagem ranqueada dos alunos será dividida em listas e distribuídas de 13 a 16/09/22.
      ✔ A partir da relação nominal de alunos por dia gerada, você conferirá em
      qual dia seu nome se encontra. Se precisar realizar ajustes de matrícula, comparecer no dia especificado, na Secretaria do Curso, para poder efetuar o ajuste de matrícula.
      ✔ Ainda, de 13 a 16/09, seguindo as listas nominais por dia, o aluno do Curso de Terapia Ocupacional e, alunos de outros cursos, que comparecerem para efetuar ajuste de matrícula presencialmente e/ou tem interesse em pedir matrícula extracurricular para outro curso ou para o próprio curso de Terapia Ocupacional deverá preencher um formulário disponível na Secretaria do Curso da Terapia Ocupacional. Ver formulário em ANEXO A.
      ✔ De posse deste formulário, a Secretaria do Curso da Terapia Ocupacional entrará em contato com o curso da disciplina de interesse manifestada pelo aluno, para que aquele curso também disponibilize no período de matrícula extracurricular pelo portal do aluno, de 21 a 22/09, as suas turmas, para os alunos da Terapia Ocupacional e alunos de outros cursos poderem matricular-se.
      ✔ Alunos de outros cursos precisam preencher o mesmo formulário, obter a anuência da Coordenação do seu curso de origem e enviar para a Secretaria do Curso de Terapia Ocupacional ou entregar presencialmente, para solicitar matrícula extra curricular no curso de Terapia Ocupacional.

A partir do dia 13/09 até 16/09, comparecer pessoalmente na sala da Secretaria e Coordenação do Curso, Nº 4010 A, Prédio 26 D, das 9:00 às 11:30 ou das 14:00 às 17:00, no seu dia, indicado na relação nominal dos rankings de matrícula informada previamente.19/09/2022: Dia não letivo e suspensão de atividades administrativas correlatas em todos os campi da UFSM.

20/09/2022: Feriado

21/09/2022 e 22/09/2022 Solicitação de matrícula extracurricular: Pelo Portal do Aluno: Período para o aluno realizar a solicitação, via Portal do Aluno, de matrícula em disciplinas ofertadas por outros cursos, referente ao 2º semestre letivo de 2022. As matrículas extracurriculares solicitadas pelo Portal do Aluno serão processadas conforme a Instrução Normativa nº 01/2021/PROGRAD. A adesão ao sistema de oferta de extracurriculares pelo Portal do Aluno é prerrogativa das Coordenações de Curso.

O Curso de Terapia Ocupacional optará por aceitar as matrículas extracurriculares pelo portal do aluno, no qual o próprio aluno pode acessar o portal do aluno e efetuar a escolha da disciplina solicitada e indicada em formulário referido anteriormente no ANEXO A.

21/09/2022 a 22/09/20222 Processamento: Período previsto para o processamento no sistema SIE da UFSM, das solicitações de matrícula extracurricular, referente ao 2º semestre letivo de 2022.

23/09/2022 a 14/10/2022 Trancamento Parcial: Solicita o trancamento parcial (de disciplina(s)) à  Coordenação de Curso, referente ao 2º semestre letivo de 2022.

Observação: no período indicado, o curso receberá as solicitações de Trancamento Parcial de disciplinas, fisicamente, ou enviadas para o e-mail cursotoufsm@ufsm.br. Para tanto, o aluno deverá preencher formulário disponível na Secretaria do Curso e no ANEXO B.

Caso envie este formulário por e-mail, identifique o assunto da seguinte
forma:
✔ Assunto do e-mail: “Soliticação de trancamento parcial”.
✔ Anexar ao e-mail, ou entregar fisicamente o formulário apresentado no ANEXO B.

Solicitações enviadas para outros endereços de e-mail, fora do prazo ou sem as informações completas não serão atendidas.


Informações importantes:

Fiquem atentos, pois ainda estamos no Calendário Suplementar.

Locais das salas de aula:
Os locais de todas as aulas: o quadro de horários de todas as disciplinas será enviado e fixado nas salas de aula do Prédio 26 D e disponível na Secretaria do Curso. As disciplinas ofertadas por departamentos externos: assim que forem definidos os espaços, serão disponibilizados a todos (as).

Observação: a alocação das salas do Prédio 26 D, Térreo, se dá na seguinte ordem:
1°: Disciplinas curriculares (teoria e prática)
2°: Disciplinas DCGs
3°: Atendimentos Clínica Terapêutica.
4°: Projetos de ensino, pesquisa e extensão
5°: Supervisão de estágio/ Orientação de TCC (prioritariamente deverão ser
realizadas no espaço de convivência das salas 4012 e 4017 e/ou gabinetes).

Sobre integralização de disciplinas de 2020.1/, 2020.2, 2021.1 e 2021.2:
Entre em contato com o docente via e-mail, com cópia à Secretaria do Curso, no prazo de até uma semana, a partir do início das aulas. Para os casos de matrícula incompleta (situação 6): O docente avaliará a situação e em caso de concordância irá estabelecer o cronograma de recuperação de atividades e a conclusão da disciplina. Casos omissos, ou qualquer problema em resolver essas
questões, podem ser repassados para a Coordenação do Curso da Terapia Ocupacional, para que esta tente contatar o docente da disciplina. E-mail da coordenação do curso: terapiaocupacional@ufsm.br


Alunos que cursarão TCC I em 2022/2:
Enviar para cursotoufsm@ufsm.br com Assunto: “Orientador de TCC I”, ou entregar fisicamente na Secretaria do Curso, até dia 16/09, no máximo, o formulário preenchido e assinado pelo próprio aluno solicitante e pela sua Profa. Orientadora de TCC I.

As orientações de TCC ocorrerão conforme acordo entre professor e aluno. Como acharem melhor (EaD ou presencial).

Ver formulário em ANEXO C.


Solicitação de matrícula NÃO É matrícula certa! Após a solicitação e o ajuste haverá *processamento* da solicitação de matrícula (normalmente no período noturno), ou seja, o sistema dará um retorno sobre os pedidos de matrícula. Então fiquem atentos a isso. Só com o *comprovante de matrícula* é possível confirmar as vagas em disciplinas. Sempre que tiverem dúvidas consultem o *calendário letivo da UFSM*


Sobre a cobrança de presença na aula. Nas disciplinas presenciais será cobrada presença em sala de aula. Nas disciplinas com carga horária EAD (caso ocorrer), não há reprovação por frequência e os estudantes terão seu aproveitamento validado pela realização das atividades, vide link: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proplan/resolucao-ufsm-n-079-2022/

 

Aceite de solicitação de matrícula: é responsabilidade do estudante verificar se as solicitações de matrícula e seus ajustes foram aceitas pelo sistema, consultando o Histórico Escolar ou a grade de horários do semestre. É preciso atentar para as datas de processamento de matrícula web, em especial, no período de ajuste. Os processamentos de matrícula são realizados pelo DERCA.


Este deve ser o último semestre do período suplementar. Ainda, a Coordenação aconselha que cada acadêmico procure se matricular nas disciplinas que dê condições de regularizar sua situação (semestre X disciplinas cursadas), visto que, no próximo semestre o curso passará a ter ingresso anual e o Projeto Pedagógico do Curso apresentará atualizações. Provavelmente, disciplinas de 2º
semestre não serão ofertadas em 2023/1.


Não ofertamos mais DCGs, pois estamos recuperando as disciplinas do REDE, logo temos muitas demanda de disciplinas práticas. A DCG ofertada em 2022/2 será TEO0061 Corporificação e Performances de Si 60h (15h de Extensão).

LINK dos horários e oferta 2022/2 do Curso está disponível em:
https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/terapia-ocupacional/horario

 

SEGUE ABAIXO OS ANEXOS:


ANEXO A – SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EXTRACURRICULAR

ANEXO B SOLICITAÇÃO DE TRANCAMENTO PARCIAL

ANEXO C – DECLARAÇÃO DE PROFESSOR ORIENTADOR DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-442-1915

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes