Ir para o conteúdo Terapia Ocupacional Ir para o menu Terapia Ocupacional Ir para a busca no site Terapia Ocupacional Ir para o rodapé Terapia Ocupacional
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágio externo

A realização de estágio obrigatório/ não obrigatório externo (fora do município de Santa Maria/RS) depende da oferta de vagas na disciplina de estágio supervisionado, por parte dos professores do quadro efetivo do Curso. Constatada essa oferta, os próximos passos são:

O discente e o professor orientador pactuam e assinam o formulário: REQUERIMENTO PARA ESTÁGIO EXTERNO 

Esse requerimento precisa ser protocolado e enviado, pelo portal de documentos da UFSM, para a análise da Coordenação do Curso ou Colegiado de Curso. Após preenchimento de todos os dados do formulário é necessário transformar os documentos DOCX em formato PDF, abrir um “Processo de ajuste de matrícula de graduação fora do prazo (125.22)” pelo Portal de Documentos da UFSM (PEN-SIE), anexar o PDF criado neste processo eletrônico, e tramitar para a Divisão de Protocolo, aos cuidados da unidade administrativa: CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL (04.09.09.00.0.0). Aguardar o despacho, ou favorável, ou não favorável.

Se favorável, o discente segue os trâmites a seguir:

– O discente deve realizar a matrícula na disciplina de estágio, na qual contém a vaga externa – via coordenação de curso – nos prazos institucionais previstos em calendário letivo para a solicitação de matrícula.  

– A Concedente assina uma CARTA DE ACEITE em conceder o local de estágio – assinatura física pode ser  

– A Concedente assina a DECLARAÇÃO DE ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DA PARTE CONCEDENTE – assinatura física pode ser

– A Concedente de estágio deve ter preferencialmente convênio com o curso para o desenvolvimento das atividades de estágio.

– A Concedente de estágio deve ter o profissional Terapeuta Ocupacional em seu quadro permanente de funcionários.

– As atividades oferecidas pelo local devem apresentar compatibilidade com as atividades previstas no plano de atividades de estágio e a(s) área(s) de formação do curso de terapia ocupacional.

– Os locais concedentes de estágio deverão indicar para ser supervisor/preceptor um profissional terapeuta ocupacional com formação ou experiência profissional na área de conhecimento do campo de estágio.

– As três partes devem assinar o TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO  – assinatura física pode ser e obrigatoriamente no PEN 

Desde agosto de 2025, o tipo documental, que era protocolado pelo Portal de Documentos (PEN) da UFSM: Processo de homologação de estágio OBRIGATÓRIO de graduação passará a ser protocolado através do PORTAL ESTUDANTIL:

Assista ao tutorial: https://ntetube.nte.ufsm.br/v/1759941155  sobre como realizar o cadastro no PORTAL ESTUDANTIL.

O discente anexará todos os documentos necessários: RG; CPF; Cartão Nacional de Saúde (CNS), Carteira de Vacinação/ Carteira Nacional de Vacinação Digital; Apólice de seguro da UFSM; Termo de compromisso de estágio obrigatório.

O discente deve tramitar o processo ao docente/ orientador do estágio para conferência e assinaturas.

O docente deve tramitar o processo para o discente, que tramitará para a parte concedente, para assinaturas.

A concedente deve tramitar o processo para o discente.

O discente deve tramitar para a caixa postal da UNIDADE: Curso de Terapia Ocupacional 04.09.09.00.0.0

Anexos