E se em um futuro próximo, logo ali houvesse uma pandemia ?
E se fosse um tempo de inércia e de clausura onde ninguém pudesse sair de casa?
E se todo mundo tivesse medo e fosse obrigado a ficar em compasso de aguardo e de resguardo?
Um tempo que parecia não ter fim.
Um episódio extraordinário que obrigou o mundo inteiro a se reinventar ou mudar tudo que estava fazendo.
“Cartas para o Futuro” é um trabalho organizado pela psicanalista Aline Reck Padilha Abrantes. Um projeto que virou livro e reúne cartas escritas durante o período da pandemia e são endereçadas a quem tem um futuro pela frente.
São 53 cartas, escritas com o estilo singular dos autores, díspares e dispersos, porém mobilizados pela responsabilidade ética com a memória e a transmissão. A Professora Dani Laura Peruzzolo do Curso de Terapia Ocupacional da UFSM é uma das autoras que registra, para a criança do futuro, os acontecimentos durante o isolamento social provocado pelo COVID-19.
Como diz Aline: “As cartas para o futuro são uma esperança. Não uma esperança passiva da espera, mas a esperança que se faz no ato da escrita. As cartas aqui reunidas são um instrumento que, mesmo sem um destinatário definido, chegarão ao seu destino”.
O lançamento do livro ocorreu no dia 03/07/2021 pelo canal do YouTube da Larvatus Prodeo Editora, com a participação dos autores. Foi um momento de confraternização e de troca de palavras, canções e afetos. Atualmente o livro está concorrendo ao Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
“Isso surgiu como uma urgência de fazer alguma coisa para que o futuro possa ser diferente do presente. As pessoas que toparam escrever, cada autor, é muito singular, com uma história muito particular, mas há um traço em comum, todos apostam que haverá um futuro”
As mensagens foram escritas durante o período mais tenebroso da pandemia, quando muitas famílias foram obrigadas a ficar em casa por conta de uma doença que nos fez sentir muito medo da morte. As reflexões contém e são contidas por desejos e angústias, reuniram-se pessoas de todo Brasil para registrar suas dores e esperanças, cada um do seu ponto de vista, com realidades diferentes e apontando questões que são mundiais.
“ Nós sabemos que a vida tem fim e que em algum momento chegaremos a morte, mas o vírus trouxe à cena a questão da morte e tudo que implica nas relações sociais de uma sociedade, já tão doentia quanto a nossa, mas o ponto é poder fazer algo com isso e escrever cartas é uma possibilidade de fazer isso.”
Texto baseado no vídeo: “Cartas para o Futuro” – Noticias em foco.
Apresentado por Silvia Vinhas e Malu Mota:
Acesso em: https://www.youtube.com/watch?v=pO6FENfIK1g