
Na última quarta-feira, dia 03 de setembro de 2025, as estudantes Amanda Pretzel Poerschke, Bianca Henke Borges e Giulia Cirolini Mendonça, juntamente com os professores Leonardo da Rocha Botega e Kelly Cristini Granzotto Werner realizaram uma entrevista com o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, professor Luciano Schuch.
A entrevista é parte do Projeto História Oral da Catástrofe Socioclimática no Rio Grande do Sul, coordenado pelos professores Leonardo e Kelly. O projeto tem como objetivo a produção de uma História Oral da Catástrofe Socioclimática que atingiu o Estado do Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio de 2024. A partir da memória dos atingidos, busca-se compreender as diferentes formas com que as inundações foram percebidas por sujeitos que ocupavam diferentes lugares sociais no momento em que estas ocorreram.
No diálogo com o reitor da UFSM, os participantes do projeto buscaram resgatar a memória do impacto das inundações na instituição e na comunidade acadêmica, bem como, a atuação da universidade naquele contexto. Os dilemas, os desafios enfrentados, a solidariedade e os aprendizados institucionais foram questões destacadas pelo professor Luciano Schuch ao longo da entrevista. A entrevista com o reitor da UFSM foi a segunda entrevista realizada pelo projeto. A primeira entrevista foi realizada, em junho deste ano, com a equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Lopes, situada no Bairro Renascença, uma das regiões mais atingidas pelas inundações em Santa Maria. Ao longo deste ano, o projeto tem procurado entrevistar representantes de instituições educacionais que foram, direta ou indiretamente, afetadas pela Catástrofe Socioclimática de 2024.
Texto: Leonardo da Rocha Botega
Foto: arquivo docente
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM