Ir para o conteúdo PPGSR Ir para o menu PPGSR Ir para a busca no site PPGSR Ir para o rodapé PPGSR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programas de Pós-graduação da UFSM – PM promoveram o I Seminário da Pós-Graduação



O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade e o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios promoveram no dia 17/03 o I Seminário da Pós-Graduação: Internacionalização, Interdisciplinaridade e Impacto Social.

Na parte da manhã ocorreu uma roda de conversa com o tema “Internacionalização da Pós-Graduação: Possibilidades e desafios” com o palestrante Prof. Dr. Manuel Lisboa (Universidade Nova de Lisboa / Portugal) mediada também pela Prof.ª Dr.ª Marta Cocco e Prof.ª Dr.ª Rosani Marisa Spanevello.

Na parte da tarde ocorreu a conferência “Violência contra mulheres: Panorama de Portugal” com o Prof. Dr. Manuel Lisboa e após aconteceu uma roda de conversa com o tema “Violência contra mulheres: produção do conhecimento, políticas públicas e ações de enfrentamento” com os participantes Prof. Dr. Manuel Lisboa, Doutoranda Luciane Stochero (FIOCRUZ), Advogada Caroline Garcia Tasso e Sindimara Ribeiro (Sindicato dos Trabalhadores Rurais – PM) junto com as mediadoras Prof.ª Dr.ª Marta Cocco e Prof.ª Dr.ª Rosani Marisa Spanevello.

Neste seminário participaram docentes, discentes, TAE’s, pesquisadores e a população geral.

Confira o depoimento do Prof. Dr. Manuel Lisboa:

“Durante um dia, em uma conferência e duas rodas de conversa, alguns temas importantes foram abordados, a fim de aproximar as vivências a nível de Pós-Graduaçäo, na dimensão da interdisciplinaridade e da internacionalizaçäo. Na parte da tarde o tema da violência esteve em debate, colocando em diálogo a experiência portuguesa do Observatório Nacional de Violência e Género (ONVG/CICS.NOVA), da NOVA FCSHUniversidade Nova de Lisboa e a atividade do núcleo de pós-graduação e pesquisa do campus de Palmeira das Missões, da Universidade Federal de Santa Maria, com a participação de docentes, alunos e alunas, sindicatos e ONG. O combate e prevenção deste grave problema social passa pela articulação entre o conhecimento científico produzido na universidade, tanto no ensino como na pesquisa, as políticas públicas e o envolvimento das organizações da sociedade civil, tais como ONG, sindicatos e outras, que trabalham diariamente com as pessoas na resolução dos seus problemas.

Um diálogo enriquecedor, com a troca de experiências, vivências comprometidas, científica e civicamente, e um sonho feito ação na luta por uma sociedade mais justa, onde as mulheres não sejam discriminadas pelo facto de serem mulheres. Agradeço o convite da Universidade, em especial a Profa. Marta Cocco da Costa na qual tenho contato de longa data, visto sua preocupação com os problemas sociais das mulheres da região, particularmente as mais vulneráveis, e o seu empenhamento em os resolver, através do conhecimento científico e do envolvimento de todos os agentes da sociedade.”

Manuel Lisboa

Observatório Nacional de Violência e Género (ONVG/CICS.NOVA)

Universidade Nova de Lisboa

 Para conferir fotos do evento clique aqui

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-861-423

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes