Nos dias 10 e 11 de junho ocorreu na Universidade Federal de Santa Maria, o IV Encontro Estadual de Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde. Neste ano com o tema Interfaces com a Segurança Alimentar e Nutricional.
O evento, organizado pelo Grupo de Pesquisa OVAN – Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional, financiamento da FAPERGS e apoio da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde e o Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome da Secretaria de Desenvolvimento Social, ambos do estado do Rio Grande do Sul, do Centro de Ciências da Saúde da UFSM, dos Programas de Pós-Graduação em Gerontologia e Saúde e Ruralidade da UFSM. A Profª Vanessa Ramos Kirsten, professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade e coordenadora do evento, destacou que o evento reuniu mais de 170 participantes, oriundos de mais de 30 municípios do Rio Grande do Sul, entre profissionais da saúde, gestores públicos, estudantes e representantes de instituições estaduais.
O PPG Saúde e Ruralidade esteve presente no evento também com a Profª Adriane CerviBlümke como moderadora do painel Intersetorialidade nos sistemas SUS, SUAS e SISAN na Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, que contou com palestrantes do Ministério da Saúde e do Desenvolvimento Social, e também como palestrante com a palestra intitulada “Experiência de Palmeira das Missões na implementação dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional”.
Mestrandas e egressas do PPG Saúde e Ruralidade participaram na modalidade “comissão organizadora” e “comissão científica” do evento.
A egressa Camila Franceschi esteve presente participando da mesa “Agenda da Alimentação e Nutrição e Segurança Alimentar e Nutricional nos Planos Municipais de Saúde” apresentando os resultados da sua dissertação de mestrado.
Para a professora da UFSM Vanessa Ramos Kirsten, coordenadora do grupo de pesquisa Ovan e uma das organizadoras do encontro, o evento contribui para a formação continuada dos profissionais da atenção primária à saúde. “Há uma necessidade constante de qualificação dos profissionais da atenção primária sobre alimentação e nutrição. Embora o tema muitas vezes fique restrito aos nutricionistas, ele deve ser de domínio também de médicos, enfermeiros e agentes de saúde. Neste ano, decidimos abordar essas questões diante do agravamento da insegurança alimentar relacionado às enchentes e às iniquidades sociais.”
Além de fortalecer a articulação entre ensino, pesquisa, gestão e serviços, o evento reafirmou o compromisso com a construção de políticas públicas integradas e baseadas em evidências.
Professoras do PPG Saúde e Ruralidade moderando atividades no evento.

Comissão Organizadora do evento com egressas do PPG Saúde e Ruralidade

Professoras do PPG Saúde e Ruralidade Vanessa e Adriane e ProfªGreisse Leal do Departamento de Alimentos e Nutrição com Kelly Alves (Coordenadora da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde) e Maísa Beltrame (Coordenadora da Política de Alimentação da Secretaria de Saúde do RS).

Camila Franceschi, egressa do PPG Saúde e Ruralidade apresentando os resultados da sua dissertação no evento
