Durante a programação cultural do 38º Carijo da Canção Gaúcha, um espaço especial foi dedicado à valorização da ciência, da juventude e do meio rural. A Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, esteve presente na Mostra da Indústria, Comércio, Artesanato e Serviços de Palmeira das Missões, reforçando o compromisso com a educação, a pesquisa e a extensão voltadas às necessidades da comunidade.

Na ocasião, as estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem, Alessandra Padilha Melo e Raiana Oliveira Franceschi, apresentaram, juntamente com a professora Dra. Andressa da Silveira, do Departamento de Ciências da Saúde (DCS) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade (PPGSR), os resultados do projeto “Demandas de saúde de adolescentes do meio rural”. A iniciativa foi desenvolvida em escolas da zona rural e, a partir dos achados de pesquisa, fundamentou ações de extensão com adolescentes da região.
Para a professora Andressa, “é fundamental que os adolescentes do meio rural se reconheçam como sujeitos de saber, com voz ativa e que tenham espaços para troca de conhecimentos através de uma rede de apoio que articule a saúde, a escola, o adolescente e a família”. Ela destacou ainda que levar o projeto ao espaço do Carijo, vinculado ao mestrado em Saúde e Ruralidade, “é uma maneira de integrar educação e tradição, ciência e cultura popular”.
As estudantes Alessandra e Raiana ressaltaram a emoção de participar do evento e o orgulho de apresentar os resultados de um trabalho que tem impacto direto na vida de adolescentes da zona rural. “Estar em um espaço público tão importante para a comunidade reforça o valor do nosso projeto e da formação que estamos construindo”, afirmaram.
A participação da UFSM-PM no Carijo evidencia a relevância das ações interligadas de ensino, pesquisa e extensão, e reafirma o compromisso da Universidade com o desenvolvimento regional, com a promoção da saúde e com a construção de políticas públicas que contemplem a juventude rural.
