Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
PPGA
Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Campus Santa Maria

Parceria da Equipe PhenoGlad com escola de Júlio de Castilhos produziu gladíolos para festa

Equipe PhenoGlad participou da festa da comunidade enfeitada com gladíolos do projeto

O domingo, 25 de novembro, foi de festa na comunidade de São João dos Mellos, localizada nas cênicas coxilhas e vales do terceiro distrito do município de Júlio de Castilhos – RS. A celebração em honra a Nossa Senhora da Saúde é uma importante comemoração anual da comunidade, um momento especial de fé, que muitas pessoas agradecem e pedem proteção à saúde. Cerca de 500 pessoas, vindas de diversas partes, como da cidade de Júlio de Castilhos, Nova Palma e até Santa Maria, participaram do encontro. A novidade deste ano foi a decoração com hastes florais de gladíolos produzidas pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, da própria comunidade. Fundada em 20 de janeiro de 1958, a escola tem seus estudantes vindos do meio rural, a maioria filhos de pequenos agricultores. Os gladíolos estavam presentes nos vasos que decoraram a igreja e também no salão de festas.

Altar da Igreja foi decorado com gladíolos

A Equipe PhenoGlad da UFSM esteve presente para prestigiar o evento e também para avaliar o primeiro resultado prático da parceria com a escola, que teve a produção de 400 hastes florais para decorar a festa. A meta de produzir os gladíolos para a celebração foi definida na reunião do dia 28/06, quando foi firmada a parceria da Equipe PhenoGlad e da Emater/RS Ascar Regional de Santa Maria com a escola.

Salão de festas contou com decoração a base de gladíolos

A Engenheira Agrônoma Regina Tomiozzo, da Equipe PhenoGlad e que cursa mestrado em Engenharia Agrícola na UFSM, confirmou o sucesso da parceria. “Foi bem legal, estava tudo bem lindo na decoração e todos estavam contentes com o resultado”, avalia. A estudante de Agronomia da UFSM Paola Buffon, também da Equipe PhenoGlad, teve a mesma impressão: “Foi ótimo, a decoração com os gladíolos ficou linda e a comunidade ficou bem impressionada com a quantidade de flores e com a decoração como um todo”, pontua. A Coordenadora da Equipe PhenoGlad na UFSM, professora Lilian Uhlmann, classificou o primeiro resultado da parceria com a escola como Muito Bom. “Além de terem nos recepcionado muito bem, estavam extremamente contentes com as flores”, comenta. “Toda a comunidade ficou impressionada com a decoração, principalmente por ter sido produzida ali mesmo”, conclui. Uhlmann ainda destaca que o produtor de Nova Palma da primeira fase do projeto em parceria com a Emater também estava na festa e que ele continua produzindo gladíolos após ser um dos contemplados no projeto na primeira fase, que produziu gladíolos em cinco municípios do RS para o Dia das Mães 2018. “Eles já tem uma encomenda de hastes de gladíolo para uma festa em maio de 2019”, comenta.

Prefeito de Júlio de Castilhos e sua esposa prestigiaram a festa

Quem também prestigiou a festa de Nossa Senhora da Saúde foi o Prefeito de Júlio de Castilhos, João Vestena, e sua esposa Nair Vestena, que se encantaram com a composição da decoração da Igreja e do Pavilhão da comunidade com as hastes de gladíolo. Para o professor José Alencar Zanon, diretor da escola, que coordenou a produção dos gladíolos com os alunos, “o projeto superou as expectativas ao entregarmos um resultado concreto para comunidade”, comemora Zanon. “A ornamentação da festa foi o diferencial, muitas pessoas admiraram a beleza das flores e tiraram muitas fotos”, destaca. “Inclusive o prefeito João Vestena ficou surpreso com a envergadura do projeto”, conclui.

O Projeto

Identidade visual do Projeto esteve na festa

Durante o cultivo dos gladíolos, integrantes da Equipe PhenoGlad, com o apoio da Emater/RS-Ascar, orientaram os professores e alunos sobre as práticas de manejo e a colheita das hastes. A programação do plantio para que as hastes da flor estivessem prontas para a festa foi realizada com o aplicativo PhenoGlad Mobile. E o planejamento deu certo, confirmando mais uma vez que o aplicativo é uma ferramenta prática para auxiliar o produtor, pois as flores ficaram prontas para a decoração da festa. “Estamos na Era da Agricultura 4.0, conceito que está sendo dado à Era da Agricultura Digital, que conecta produtores e consumidores através das ferramentas digitais”, comenta o professor Nereu Augusto Streck, integrante da Equipe PhenoGlad da UFSM. “E a floricultura não poderia ficar de fora: comprovamos mais uma vez que o PhenoGlad Mobile está pronto e disponível para auxiliar produtores e extensionistas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a produzirem gladíolos na hora certa, aumentando a eficiência da produção, reduzindo o desperdício e, por consequência, os custos” completa Streck. O PhenoGlad Mobile é uma ferramenta com aplicações de campo para o planejamento e o acompanhamento do cultivo do gladíolo em todos os 497 municípios do estado do Rio Grande do Sul (PhenoGlad Mobile – RS) e em todos os 295 municípios de Santa Cataria (PhenoGlad Mobile – SC). O aplicativo PhenoGlad Mobile é uma aplicação híbrida web-mobile e pode ser instalado em qualquer celular ou tablet com sistema operacional Android.

Os gladíolos foram produzidos na escola

Este foi o primeiro resultado de uma parceria que deu certo: Equipe PhenoGlad + Emater/RS-Ascar + Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa também serviu para a Equipe PhenoGlad divulgar a campanha “Flores para Todos”, uma iniciativa que está levando para o Rio Grande do Sul e para Santa Catarina a ideia que a floricultura pode ser uma atividade de agregação de renda ao produtor e ofertar flores a um custo mais baixo para o consumidor. “Queremos que um grande número de pessoas possam ganhar dinheiro produzindo flores e que os consumidores possam ter um produto com preço acessível, de modo que toda a cadeia da floricultura se fortifique”, avalia o professor Nereu. “Levar esta campanha para escolas, como a de São João dos Mellos, é uma aposta com retorno certo para o futuro destes alunos e de suas famílias, pois a Educação tem o poder de transformar uma sociedade e mudar o destino de uma nação”, destaca. “Nesta campanha, no Rio Grande do Sul temos o apoio da Emater/RS-Ascar e em Santa Catarina temos o apoio da Epagri”, conclui Streck.

O segundo cultivo de gladíolo na Escola, como parte da parceria com a Equipe PhenoGlad, será para o Dia de Campo sobre Diversificação na Agricultura Familiar, que acontecerá em março de 2019 na Escola. Os preparativos para este grande evento já iniciaram com as instituições parceiras, a Emater/RS-Ascar e a Embrapa. Acompanhe nas redes sociais PhenoGlad no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter as atividades de extensão que a Equipe realiza no RS e em SC. Junte-se a nós divulgando a hashtag #floresparatodos em seus perfis pessoais para construirmos um mundo mais belo e mais feliz com flores.

Por: Equipe PhenoGlad

 nosso instagram