Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Parceria da Equipe PhenoGlad com escola de Júlio de Castilhos produziu gladíolos para festa



Equipe PhenoGlad participou da festa da comunidade enfeitada com gladíolos do projeto

O domingo, 25 de novembro, foi de festa na comunidade de São João dos Mellos, localizada nas cênicas coxilhas e vales do terceiro distrito do município de Júlio de Castilhos – RS. A celebração em honra a Nossa Senhora da Saúde é uma importante comemoração anual da comunidade, um momento especial de fé, que muitas pessoas agradecem e pedem proteção à saúde. Cerca de 500 pessoas, vindas de diversas partes, como da cidade de Júlio de Castilhos, Nova Palma e até Santa Maria, participaram do encontro. A novidade deste ano foi a decoração com hastes florais de gladíolos produzidas pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, da própria comunidade. Fundada em 20 de janeiro de 1958, a escola tem seus estudantes vindos do meio rural, a maioria filhos de pequenos agricultores. Os gladíolos estavam presentes nos vasos que decoraram a igreja e também no salão de festas.

Altar da Igreja foi decorado com gladíolos

A Equipe PhenoGlad da UFSM esteve presente para prestigiar o evento e também para avaliar o primeiro resultado prático da parceria com a escola, que teve a produção de 400 hastes florais para decorar a festa. A meta de produzir os gladíolos para a celebração foi definida na reunião do dia 28/06, quando foi firmada a parceria da Equipe PhenoGlad e da Emater/RS Ascar Regional de Santa Maria com a escola.

Salão de festas contou com decoração a base de gladíolos

A Engenheira Agrônoma Regina Tomiozzo, da Equipe PhenoGlad e que cursa mestrado em Engenharia Agrícola na UFSM, confirmou o sucesso da parceria. “Foi bem legal, estava tudo bem lindo na decoração e todos estavam contentes com o resultado”, avalia. A estudante de Agronomia da UFSM Paola Buffon, também da Equipe PhenoGlad, teve a mesma impressão: “Foi ótimo, a decoração com os gladíolos ficou linda e a comunidade ficou bem impressionada com a quantidade de flores e com a decoração como um todo”, pontua. A Coordenadora da Equipe PhenoGlad na UFSM, professora Lilian Uhlmann, classificou o primeiro resultado da parceria com a escola como Muito Bom. “Além de terem nos recepcionado muito bem, estavam extremamente contentes com as flores”, comenta. “Toda a comunidade ficou impressionada com a decoração, principalmente por ter sido produzida ali mesmo”, conclui. Uhlmann ainda destaca que o produtor de Nova Palma da primeira fase do projeto em parceria com a Emater também estava na festa e que ele continua produzindo gladíolos após ser um dos contemplados no projeto na primeira fase, que produziu gladíolos em cinco municípios do RS para o Dia das Mães 2018. “Eles já tem uma encomenda de hastes de gladíolo para uma festa em maio de 2019”, comenta.

Prefeito de Júlio de Castilhos e sua esposa prestigiaram a festa

Quem também prestigiou a festa de Nossa Senhora da Saúde foi o Prefeito de Júlio de Castilhos, João Vestena, e sua esposa Nair Vestena, que se encantaram com a composição da decoração da Igreja e do Pavilhão da comunidade com as hastes de gladíolo. Para o professor José Alencar Zanon, diretor da escola, que coordenou a produção dos gladíolos com os alunos, “o projeto superou as expectativas ao entregarmos um resultado concreto para comunidade”, comemora Zanon. “A ornamentação da festa foi o diferencial, muitas pessoas admiraram a beleza das flores e tiraram muitas fotos”, destaca. “Inclusive o prefeito João Vestena ficou surpreso com a envergadura do projeto”, conclui.

O Projeto

Identidade visual do Projeto esteve na festa

Durante o cultivo dos gladíolos, integrantes da Equipe PhenoGlad, com o apoio da Emater/RS-Ascar, orientaram os professores e alunos sobre as práticas de manejo e a colheita das hastes. A programação do plantio para que as hastes da flor estivessem prontas para a festa foi realizada com o aplicativo PhenoGlad Mobile. E o planejamento deu certo, confirmando mais uma vez que o aplicativo é uma ferramenta prática para auxiliar o produtor, pois as flores ficaram prontas para a decoração da festa. “Estamos na Era da Agricultura 4.0, conceito que está sendo dado à Era da Agricultura Digital, que conecta produtores e consumidores através das ferramentas digitais”, comenta o professor Nereu Augusto Streck, integrante da Equipe PhenoGlad da UFSM. “E a floricultura não poderia ficar de fora: comprovamos mais uma vez que o PhenoGlad Mobile está pronto e disponível para auxiliar produtores e extensionistas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a produzirem gladíolos na hora certa, aumentando a eficiência da produção, reduzindo o desperdício e, por consequência, os custos” completa Streck. O PhenoGlad Mobile é uma ferramenta com aplicações de campo para o planejamento e o acompanhamento do cultivo do gladíolo em todos os 497 municípios do estado do Rio Grande do Sul (PhenoGlad Mobile – RS) e em todos os 295 municípios de Santa Cataria (PhenoGlad Mobile – SC). O aplicativo PhenoGlad Mobile é uma aplicação híbrida web-mobile e pode ser instalado em qualquer celular ou tablet com sistema operacional Android.

Os gladíolos foram produzidos na escola

Este foi o primeiro resultado de uma parceria que deu certo: Equipe PhenoGlad + Emater/RS-Ascar + Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa também serviu para a Equipe PhenoGlad divulgar a campanha “Flores para Todos”, uma iniciativa que está levando para o Rio Grande do Sul e para Santa Catarina a ideia que a floricultura pode ser uma atividade de agregação de renda ao produtor e ofertar flores a um custo mais baixo para o consumidor. “Queremos que um grande número de pessoas possam ganhar dinheiro produzindo flores e que os consumidores possam ter um produto com preço acessível, de modo que toda a cadeia da floricultura se fortifique”, avalia o professor Nereu. “Levar esta campanha para escolas, como a de São João dos Mellos, é uma aposta com retorno certo para o futuro destes alunos e de suas famílias, pois a Educação tem o poder de transformar uma sociedade e mudar o destino de uma nação”, destaca. “Nesta campanha, no Rio Grande do Sul temos o apoio da Emater/RS-Ascar e em Santa Catarina temos o apoio da Epagri”, conclui Streck.

O segundo cultivo de gladíolo na Escola, como parte da parceria com a Equipe PhenoGlad, será para o Dia de Campo sobre Diversificação na Agricultura Familiar, que acontecerá em março de 2019 na Escola. Os preparativos para este grande evento já iniciaram com as instituições parceiras, a Emater/RS-Ascar e a Embrapa. Acompanhe nas redes sociais PhenoGlad no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter as atividades de extensão que a Equipe realiza no RS e em SC. Junte-se a nós divulgando a hashtag #floresparatodos em seus perfis pessoais para construirmos um mundo mais belo e mais feliz com flores.

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1177

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes