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PPGCC
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Defesa de Mestrado 17/04

Titulo: Desenvolvimento e Avaliação de Um Sistema de Jogos Sérios Baseado em Interfaces Naturais para Reabilitação de Membros Superiores Aluno: DIEGO JOAO CARGNIN Orientador: MARCOS CORDEIRO D'ORNELLAS Data: 17/04/15 Horário: 10h Local: Sala 321 do Centro de Tecnologia Banca: Dr. MARCOS CORDEIRO D'ORNELLAS - UFSM - Orientador Drª. ANA LUCIA CERVI PRADO - UFSM Dr. DANIEL WELFER - UNIPAMPA Dr. GILIANE BERNARDI - UFSM - Suplente Resumo: Pacientes de fisioterapia, vítimas de acidentes, derrames e lesões são submetidos por vários meses a sessões repetitivas de exercícios para reabilitação, dependendo quase que totalmente do auxílio e acompanhamento do fisioterapeuta. Os exercícios realizados devem ser supervisionados e avaliados regularmente, com o intuito de medir o progresso do paciente no tratamento. A ascensão de novas tecnologias de interação com o paciente, através de sensores de detecção de movimentos de baixo custo, possibilita a criação de softwares de apoio ao tratamento fisioterapêutico. Além disso, a introdução de Exergames e BrainTraining games nos campos da medicina e fisioterapia tem demonstrado que é possível utilizar jogos sérios para auxiliar nos tratamentos de doenças e condições especiais dos pacientes. Contudo, poucos estudos demonstram a importância ou resultados relevantes quanto à usabilidade das soluções, bem como a influência na qualidade da recuperação e também da avaliação das técnicas de biofeedback empregadas, que focam na recuperação de dados importantíssimos aos profissionais para a avaliação da reabilitação do paciente. Este trabalho propõe o desenvolvimento e avaliação de um sistema de auxílio ao fisioterapeuta na análise da qualidade e eficiência da sessão de exercícios que estimule os pacientes, através do uso de jogos simuladores com ênfase nas características de jogos sérios, que utilizam medidas quantitativas para classificar os resultados, usando métodos existentes para a criação de interfaces visando facilitar a interação Homem-Computador.