Ir para o conteúdo PPGEMEF Ir para o menu PPGEMEF Ir para a busca no site PPGEMEF Ir para o rodapé PPGEMEF
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo

IX Escola de Inverno de Educação Matemática

Técnico-Científicos Publicado: 4 fevereiro 2026 - 10:26 Última modificação: 4 fevereiro 2026 - 14:30 Ouvir

Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria

13/07/2026 00:00 - 16/07/2026 00:00

Descrição

IX Escola de Inverno de Educação Matemática 

III Escola de Inverno de Ensino de Física

 VI Encontro Nacional Pibid Matemática e Ciências

 

13 a 16 de julho de 2026

  

Contato com relação ao evento em geral: escoladeinverno.ins@gmail.com

Contato com relação a submissão de trabalho no evento: escoladeinverno.mat.trb@gmail.com

Temática do Evento

Educação Matemática, Ensino de Física e Ciências: caminhos e diálogos

Apresentação

No período de 13 a 16 de julho de 2026, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promoverá, de forma presencial, a IX Escola de Inverno de Educação Matemática, a III Escola de Inverno de Ensino de Física e o VI Encontro Nacional Pibid Matemática e Ciências. Nesta edição, o evento tem como tema “Educação Matemática, Ensino de Física e Ciências: caminhos e diálogos”, proposto com o objetivo de fortalecer o debate sobre os processos de ensino e aprendizagem, a formação inicial e continuada de professores e a articulação entre pesquisa acadêmica e prática docente. A temática enfatiza a importância do diálogo entre áreas, níveis de ensino e diferentes contextos educacionais, em um cenário marcado por desafios estruturais na formação de professores no Brasil.  A programação contemplará palestras, mesas-redondas, sessões temáticas, minicursos, oficinas, apresentação de comunicações científicas, relatos de experiência e mostra didático-científica, promovendo espaços de discussão, atualização e troca de experiências entre professores da Educação Básica e do Ensino Superior, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e participantes dos programas PIBID. A proposta do evento busca contribuir tanto para a divulgação de pesquisas e práticas pedagógicas desenvolvidas nas áreas de Educação Matemática, Ensino de Física e Ciências, quanto para o fortalecimento da formação docente, incentivando reflexões críticas sobre políticas públicas, metodologias de ensino, práticas inclusivas, tecnologias educacionais e a interdisciplinaridade no ensino . Esperamos que esta edição da Escola de Inverno e do Encontro Nacional PIBID seja mais um espaço potente de diálogo, formação e construção coletiva de conhecimentos, reafirmando o compromisso da UFSM com a educação pública, a pesquisa e a formação de professores.

Esperamos contar com a sua participação!

A Comissão Organizadora

Eixos Temáticos para Submissão de Trabalhos

  • Ensino, aprendizagem e avaliação: Este eixo visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência sobre ensino e aprendizagem da Matemática nos diferentes níveis, etapas e modalidades da educação. Envolve, entre outros aspectos, questões relacionadas a prática docente; tendências pedagógicas (Resolução de Problemas, modelagem, etnomatemática, dentre outras); metodologias de ensino; experiências inovadoras; materiais e recursos didáticos; abordagens e práticas de avaliação.
  • Formação de professores: Este eixo visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência sobre formação docente, tanto a formação inicial de professores (contemplando cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Especial), quanto a formação continuada. Envolve, entre outros aspectos, questões curriculares de cursos de formação de professores de Matemática; práticas de ensino e prática como componente curricular; estágio supervisionado; formação específica e formação didático pedagógica; programas e políticas públicas de formação de professores; iniciação à docência.
  • Políticas Públicas em EducaçãoEste eixo visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência que abordem a história, análise e impactos de políticas públicas nos diferentes níveis de ensino e modalidades da Educação Básica, com implicações sobre o ensino de Educação Matemática; legislação educacional; políticas de formação de professores, políticas curriculares, políticas de material didático (PNLD) e análise de Livros Didáticos de Matemática.
  • Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: Este eixo visa acolher e discutir trabalhos voltados à elaboração, implementação e/ou avaliação de recursos e atividades didáticas mediados por tecnologias; ambientes virtuais de ensino e aprendizagem; ensino de Matemática semipresencial, remoto ou a distância; jogos digitais, gamificação; referenciais teóricos e metodológicos para a inserção das tecnologias na Educação Matemática.
  • Práticas inclusivas: Incluem-se nesse eixo estudos e experiências que envolvem conceitos relacionados ao tema Inclusão na perspectiva da Educação Matemática. Dentre outras, abrange questões voltadas a reflexões sobre práticas docentes em cenários inclusivos; discussões em torno da aprendizagem frente a diversidade e as diferentes necessidades e habilidades do educando e, também, investigações em torno de currículos e políticas públicas que contemplam essa temática.
  • Ciência, Tecnologia, Sociedade e AmbienteTrabalhos que abordem as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na Educação Matemática; questões sociocientíficas e temas controversos.
  • História, Filosofia e Sociologia da Ciência: Trabalhos que discutem o papel da História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino e aprendizagem de Matemática; epistemologia e ensino de Matemática; natureza da Ciência e o ensino e aprendizagem de Matemática; história da Matemática, da/na Educação Matemática.
  • Educação Estatística / Educação Financeira: Nos últimos anos, a Educação Estatística e a Educação Financeira têm obtido muito mais ênfase que os termos Estatística e Matemática Financeira. Isso reflete a importância dessas disciplinas na formação integral dos alunos e acadêmicos.

Informação sobre a Submissão de Trabalho no Evento

Data de submissão de trabalho: 01 de março a 10 de maio de 2026.
Atenção:
  • Para submeter o trabalho não há a necessidade de estar inscrito no evento. A inscrição será necessária após a aprovação do(s) trabalho(s) submetido(s);
  • Serão aceitos até cinco trabalhos por autor para cada evento (cinco para o EIEMAT, cinco para o Pibid, e cinco para a RP), sendo no máximo dois como autor principal (primeiro autor) para cada evento;
  • Tanto para a apresentação do trabalho no evento, como para a publicação nos Anais on-line, o autor e todos os coautores deverão estar inscritos no evento;
  • Somente os trabalhos apresentados serão publicados nos Anais do evento;
  • O trabalho poderá ser apresentado por qualquer um dos autores;
  • Não há um número máximo de autores para submeter um trabalho.

Modalidades de Trabalhos

Os trabalhos poderão ser apresentados nas modalidades de Comunicação Científica (CC), Relato de Experiência (RE), Mostra Didático Científica (MDC), Apresentação de Pôster (PO), e/ou Minicurso/Oficina (MC/OF). Deverão estar claramente dentro da perspectiva da Educação Matemática ou Ensino de Física relacionado com algum eixo temático do evento.

(CC) Comunicação Científica : nesta modalidade poderão ser apresentados trabalhos resultantes de investigações de natureza acadêmica e caráter científico, em andamento ou concluídas, relacionadas aos eixos temáticos do evento.

(RE) Relato de Experiência:  nesta modalidade poderão ser apresentados trabalhos resultantes de reflexões e sistematizações sobre o desenvolvimento de experiências, em andamento ou concluídas, realizadas em sala de aula (presencial e/ou de forma remota), tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior, relacionadas aos eixos temáticos do evento.

(MDC) Mostra Didático-Científica : espaço destinado à apresentação de produto educacional e/ou material pedagógico de natureza física ou virtual (tais como jogos, softwares, etc).

(PO) Pôster: nesta modalidade poderão ser apresentadas tanto relatos de pesquisa quanto relatos de experiência. Após a aprovação do trabalho dessa modalidade, use o modelo de arquivo para a produção do pôster; ou seja, há duas etapas: (1) Produção e submissão do artigo; (2) Após a aprovação do artigo, deverá ser providenciada a produção do pôster.

(MC/OF) Minicurso/Oficina : nesta modalidade poderão ser submetidos tanto minicursos quanto oficinas relacionados aos eixos temáticos do evento.

Informações Gerais de Submissão de Trabalho

  • Para os trabalhos nas modalidades CC, RE, PO, e MC/OF use o modelo de arquivo dessas modalidades, contendo entre 2000 e 2500 palavras para uma comunicação científica (CC), relato de experiência (RE), e Minicurso/Oficina (MC/OF). No caso de Pôster (PO) o número de palavras deverá estar entre 1000 e 1500. Para todos os casos, a contagem das palavras deverá iniciar após as palavras-chave e ir até as Referências (não incluindo-as), ou seja, da introdução até as considerações finais (inclusive);
  • Para a Mostra Didático-Científica (MDC), use o modelo de arquivo próprio, contendo de três a cinco páginas;
  • Deverão ser enviados por e-mail (veja abaixo)  dois arquivos: uma versão cega (sem identificação dos autores) e uma versão não cega (com identificação dos autores). Nos modelos de arquivos encontram-se as instruções de como proceder para o envio de cada versão.
  • Em cada versão de arquivo será necessário informar: o eixo temático, a modalidade (CC, RE, MDC, PO, MC/OF) e a categoria. As categorias são as seguintes e se referem ao primeiro autor (autor principal).
    • Acadêmico(a) de Graduação;
    • Acadêmico(a) de Pós-Graduação;
    • Pesquisador(a)/Professor(a) de Nível Superior;
    • Professor(a) da Escola Básica;
    • Aluno(a) da Escola Básica.

Atenção:  na modalidade MC/OF deverão ser respondidas as perguntas sobre o local e o material necessário.

Como submeter o seu trabalho no Evento?

Avaliação dos trabalhos nas modalidades CC, RE, PO, MC/OF

Estes trabalhos poderão receber um dos seguintes pareceres:

  • Aprovado sem alterações;
  • Aprovado sujeito a alterações;
  • Recusado.

Este parecer será emitido com base nos seguintes critérios:

  • Com relação ao resumo do artigo: o resumo está de acordo com o conteúdo do trabalho, incluindo objetivos, resultados e conclusões?
  • Com relação ao corpo do artigo:
    • Introdução: A introdução está corretamente formulada?
    • O(s) objetivo(s) está(ão) enunciado(s) e refere(m)-se ao presente artigo?
    • Metodologia: o artigo apresenta uma metodologia?
    • Resultados, conclusões ou considerações finais: o artigo apresenta resultados, conclusões ou considerações finais?
  • Referências: as referências bibliográficas estão de acordo com as normas da ABNT?
  • Com relação à relevância do artigo para o evento: o artigo apresenta uma relevância na área da Educação Matemática e/ou Ensino de Física, e com a temática do evento (eixos temáticos)?
  • Com relação à redação do texto:
    • Está de acordo com as normas da ABNT?
    • Necessita de reformulações?

Avaliação dos trabalhos na modalidade MDC

Estes trabalhos poderão receber um dos seguintes pareceres:

  • Aprovado sem alterações;
  • Aprovado sujeito a alterações;
  • Recusado.

Este parecer será emitido com base nos seguintes critérios:

  • Com relação a apresentação do trabalho:
    • O trabalho contempla os itens contidos no arquivo modelo (Resumo, Introdução, Objetivo(s) do trabalho, Nível/ano a que se destina, Material/instrumento utilizado, Desenvolvimento do trabalho, Considerações Finais)?
  • Referências:
    • As referências bibliográficas estão de acordo com as normas da ABNT?
  • Com relação à relevância do trabalho para o evento:
    • O trabalho apresenta uma relevância na área da Educação Matemática e/ou Ensino de Física, e com a temática do evento?
  • Com relação à redação do texto:
    • está de acordo com as normas da ABNT?
    • Necessita de reformulações?

Anais do Evento

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Pareceristas ad hoc. Para cada trabalho submetido será emitido um parecer. Os trabalhos aceitos serão publicados, na íntegra, nos Anais on-line do evento, se:

  • Tanto para a apresentação do trabalho no evento, como para a publicação nos Anais on-line, o autor e todos os coautores estiverem inscritos no evento;
  • Somente os trabalhos apresentados serão publicados nos Anais do evento.

Além do mais, atentamos para a necessidade de usar o arquivo modelo para a submissão do trabalho. Nesse arquivo encontram-se informações importantes de como proceder. No caso de dúvidas, o Comitê Científico emitirá o parecer final.

Comitê Científico

Ana Luiza de Freitas Kessler (Colégio de Aplicação – CAP/UFRGS).

Ana Marli Bulegon (Universidade Franciscana – UFN)

Andrei Luís Berres Hartmann (Unesp – Rio Claro).

Andresa Maria Justulin (Departamento de Matemática – UTFPR)

Dioni Paulo Pastorio (Departamento de Física – UFRGS)

Cristiane Muenchen (Departamento de Física -UFSM)

Daniel Morin Ocampo (Departamento de Matemática – UFSM)

Elisabete Zardo Búrigo (Instituto de Matemática e Estatística – UFRGS)

Fabiane Cristina Höpner Noguti (Departamento de Matemática – UFSM)

Fabrício Fernando Halberstadt (Colégio Politécnico – UFSM)

Maria Cecília Pereira Santarosa (Departamento de Matemática – UFSM)

Marisol Vieira Melo. (UFFS).

Ricardo Fajardo (Departamento de Matemática – UFSM)

Rita de Cássia Pistóia Mariani (Departamento de Matemática – UFSM)

Rodolfo Chaves (IFFES)

Simone Pozebon (Centro de Educação – UFSM)

Comissão Organizadora

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes (Centro de Educação -UFSM)

Dioni Paulo Pastorio (Departamento de Física – UFRGS)

Carmen Vieira Mathias (Departamento de Matemática – UFSM)

Cristiane Muenchen (Departamento de Física -UFSM)

Daniel Morin Ocampo (Departamento de Matemática – UFSM)

Fabrício Fernando Halberstadt (Colégio Politécnico – UFSM)

Marisol Vieira Melo. (UFFS).

Ricardo Fajardo (Departamento de Matemática – UFSM)

Rita de Cássia Pistóia Mariani (Departamento de Matemática – UFSM)

Rodolfo Chaves (IFFES)

Simone Pozebon (Centro de Educação – UFSM)

Histórico EIEMat e EIEFis

A Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMat) ocorre desde 2008, no Campus da UFSM, em anos pares, nos meses de julho e/ou agosto e, normalmente, na semana que antecede o início do segundo semestre letivo do ano de sua realização.

Quanto aos seus objetivos, visa a congregar professores que ensinam Matemática dos ensinos fundamental, médio e superior; alunos de cursos de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia; e estudantes e professores de Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e áreas afins, para discutir questões teórico-metodológicas relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem das matemáticas na Educação Básica e Superior, questões relativas ao processo de formação—inicial e continuada—do docente de Matemática desse nível de ensino; compartilhar reflexões acerca de experiências vividas nesse processo em diferentes momentos históricos e divulgar trabalhos acadêmicos na área da Educação Matemática com vistas a—e, principalmente—fomentar pesquisas nessa área de inquérito.

A primeira edição, ocorrida em 2008, teve como tema norteador as “Práticas e as Matemáticas do Professor de Matemática da Educação Básica”. A segunda edição, a de 2010, se pautou pelo tema “Formação de Professores de Matemática para a Educação Básica e suas Práticas Docentes: história e atualidade”.

A terceira edição, a de 2012, propôs o tema “Políticas Públicas no contexto da Educação Matemática: implicações na sala de aula”. Partindo da preocupação com as políticas públicas e da compreensão da importância dessas na formação inicial de professores que ensinam matemática, nesse ano a EIEMat agregou o Encontro Nacional Pibid-Matemática. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) foi criado a partir de uma ação do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educaçáo Superior (SESu), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de fomentar a iniciação à docência de estudantes de licenciaturas de Instituições de Ensino Superior para atuarem na Educação Básica. Desde o lançamento de seu primeiro edital, em 2007, este programa ampliou-se, configurando-se como a principal política pública atual de formação inicial de professores.

A IV EIEMat e o 2o Encontro Nacional Pibid-Matemática aconteceu em 2014, permeado pela temática (Educação Matemática para o Século XXI: trajetória e perspectivas).

O tema proposto para a V EIEMat (2016) e o 3o Encontro Nacional Pibid-Matemática foi “A sala de aula de Matemática: que lugar é esse?”. Para nortear as reflexões decorrentes desse tema, foram compostos os seguintes grupos temáticos a ele associados: Formação de professores, Resolução de problemas, Modelagem Matemática e TIC, História e Educação Matemática, Ensino e aprendizagem na Educação Matemática (práticas docentes, tendências pedagógicas, propostas curriculares, EJA, no ensino técnico da educação básica), Educação Inclusiva e Etnomatemática.

No ano de 2018, juntamente com a VI EIEMat e o 4o Encontro Nacional Pibid-Matemática, realizou-se o XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, proposto a partir da temática “Desafios e possibilidades na Educação Matemática: para onde estamos caminhando?”. A partir dessa temática, o evento organiza-se no seguintes eixos: Formação de professores que ensinam Matemática; Resolução de problemas, Modelagem Matemática e TIC; História e Educação Matemática; Ensino e aprendizagem na Educação Matemática; Educação Matemática e Inclusão; Etnomatemática; Livros Didáticos na Educação Matemática.

No ano de 2020, o evento acabou não sendo realizado, tendo em vista o contexto da pandemia mundial da Covid-19. Neste sentido, a realização da VII EIEMAT  foi transferida para os dias 23 a 28 de agosto de 2021, e acontecerá de modo online. Juntamente à referida edição do evento, acontecerá a I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF), tendo em vista as articulações entre estas áreas, bem como as características do PPGEMEF, um dos PPG da UFSM organizadores do evento.

No período de 23 a 28 de agosto, de forma on-line, de 2021 a Universidade Federal de Santa Maria ocorreu a VII Escola de Inverno de Educação Matemática e a I Escola de Inverno de Ensino de Física. Os mesmos são organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) do Centro de Ciências Naturais e Exata (CCNE) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (CE). Nessa edição, a temática do evento foi: “Educação Matemática e Ensino de Física: desafios atuais na formação de professores”. A mesma foi proposta com o intuito de promover um espaço de discussão, atualização e troca de experiências sobre temas de relevância para a Educação Matemática e o Ensino de Física, em especial no momento atual que vivenciamos e que imprime a importância da defesa dos direitos de todos à educação de qualidade e a manutenção e criação de políticas públicas importantes (duradouras) que garantam isso. Assim, houve palestras, mesas redondas, apresentação de comunicações científicas, relatos de experiência e mostras didático-científicas. Intencionou-se que essas ações contribuam tanto para divulgar práticas desenvolvidas na área da Educação Matemática e do Ensino de Física, quanto subsidiem reflexões no campo de atuação de professores, estudantes e pesquisadores.

No período de 2 a 4 de agosto de 2023, de forma presencial e on-line, a UFSM a VIII EiEMat e a II EIEF. O evento foi organizado pelo PPGEMEF do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e pelo PPGE do Centro de Educação (CE). Nesta edição, a temática do evento foi: “Educação Matemática: desafios no contexto pós-pandêmico”. Ainda, foi realizado concomitantemente o I Encontro Nacional Residência Pedagógica Matemática (ENRPM), possibilitando diálogos entre os estudantes que participam do Programa Residência Pedagógica nas diversas Instituições de Ensino do país. Foram realizadas palestras, mesas redondas, apresentação de comunicações científicas, relatos de experiência, mostras didático científicas e minicursos/oficinas. Tais ações contribuíram tanto para divulgar práticas desenvolvidas na área da Educação Matemática quanto subsidiaram reflexões no campo de atuação de professores, estudantes e pesquisadores envolvidos.

Programação

Em breve

Inscrição

 

 

Em breve

Contato

E-mail para contato: escoladeinverno.ins@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/groups/522013807913376

Instagram: @escoladeinverno

escoladeinverno.ins@gmail.com

Localização

Universidade Federal de Santa Maria

Av. Roraima - 1000 - Camobi - Prédio 13

Santa Maria - 97105-900 - Rio Grande do Sul

Realização
Apoiadores