Ir para o conteúdo PPGEXR Ir para o menu PPGEXR Ir para a busca no site PPGEXR Ir para o rodapé PPGEXR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

I Conferência Territorial de Ater- Território da Cidadania Noroeste Colonial



O Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial – NEDT- Noroeste Colonial/ RS, em parceria com  DFDA e  CODETER promoveram no dia 04 de dezembro de 2015 a I Conferência Territorial de ATER do Território da Cidadania Noroeste Colonial/RS. O evento ocorreu no Ginásio de Esportes do Reassentamento Nova Conquista, interior de Chiapeta/RS.  A Conferência contou com a presença de mais de 150 pessoas de diversos municípios do Território, agricultores familiares, assentados e reassentados da reforma agrária, jovens, mulheres e indígenas. Além desses atores o encontro contou  também com a participação significativa do poder público e das entidades da sociedade civil.

O evento iniciou com a participação de diversos representantes de entidades públicas e da sociedade civil que deram as boas-vindas aos participantes. O Prof. Dr Valdecir José Zonin, da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS palestrou o painel I com o tema: Desenvolvimento Territorial e Produção de Alimentos Saudáveis para a Inclusão Social e Produtiva: a importância da ATER para a agricultura familiar, Comunidades Tradicionais e Assentamentos da Reforma Agrária. Encerrando as atividades da manhã, ocorreu  um momento de discussão em mesa redonda com entidades prestadoras de ATER, da qual várias instituições fizeram parte, instigando a reflexão e avaliação das tarefas realizadas no território e do que ainda precisa ser trabalhado para atender as demandas de inclusão social tendo em vista a assistência técnica e extensão rural.

No período da tarde foram organizados três grandes grupos de trabalho, coordenados por duplas constituídas de professores da UFSM e Técnicos da  EMATER/RS- ASCAR que estimularam a reflexão para elaboração de propostas que contemplem as necessidades da diversidade de público da agricultura familiar do território. Os conjuntos formados discutiram os seguintes temas: Sistema Nacional de ATER – Fortalecimento Institucional, Estruturação, Gestão, Financiamento e Participação Social tendo como tema transversal: ATER e Mulheres Rurais. O segundo eixo trabalhou o seguinte tópico: ATER e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar tendo como tema transversal: ATER e Juventude rural. O terceiro eixo debateu sobre Formação e Construção de Conhecimentos na ATER possuindo como tema transversal: ATER e Povos e Comunidades Tradicionais.

Por conseguinte, as expectativas da Conferência Territorial de ATER foram alcançadas em vista da ampla participação do público alvo, apesar das intempéries climáticas que reduziram significativamente o público, o que não desqualificou o evento e a participação dos atores territoriais. Desse modo, a Conferência tem por objetivo unir a universidade ao território e a abordagem de desenvolvimento territorial desenvolvida no NEDT, com o colegiado de Desenvolvimento Territorial e demais entidades parceiras do Território Noroeste Colonial/RS.

Comissão organizadora

 

Palestra

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-525-1350

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes