Ir para o conteúdo PPGEXR Ir para o menu PPGEXR Ir para a busca no site PPGEXR Ir para o rodapé PPGEXR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Encontro Nacional dos NEDETs



3º Encontro dos Núcleos de Extensãoem Desenvolvimento Territorial da Região Sul

Nedet- Noroeste Colonial da UFSM- Palmeira das Missões esteve participando no período de27 a 30 de abril de 2016 do 3º Encontro dos Núcleos de Extensãoem Desenvolvimento Territorial (Nedets) da Região Sul, o evento aconteceu em Florianópolis- SC, reunindo 3 estados da regional sul, dentre eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No dia 27 a Mesa de Abertura do encontro discutiu os balanços e as perspectivas da abordagem territorial no desenvolvimento da região.  Na parte da tarde a Mesa Redonda teve como tema os Projetos Nedets na Região Sul, apresentando as principais ações na qual vem sendo desenvolvidas pelos Nedets.

No dia 28 ocorreu o debate sobre a Universidade e o Desenvolvimento Territorial, onde discutiu-se o papel da universidade no desenvolvimento territorial e principalmente no que se refere aos desafios dessa abordagem para a extensão universitária. Contribuíram a pró-reitora de Extensão da UFSM, Teresinha Heck Weiller, e o coordenador do Nedet do Território Rural da Produção, professor Olívio Alberto Teixeira.

Ainda no dia 28, em reunião paralela, ocorreu a ciranda de relatos das Assessoras de Gênero, onde foram elencadas os avanços e as fragilidades da participação das mulheres nas discussões Territoriais nos três estados do Sul.

Durante a tarde também debateu­-se em grupos as experiências dos territórios nos seguintes eixos: mulheres, juventude, povos e comunidades tradicionais, inclusão produtiva, gestão/participação social, agroecologia, educação do campo e reforma agrária/questões fundiárias.

No dia 29 ocorreu o planejamento das ações dos Nedets para o 2º semestre de 2016, realizado por representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais e Quilombolas e Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), incluindo ainda pró-reitores de extensão, delegados, representantes estaduais da rede de colegiados, coordenadores de projetos da região, coordenadores de núcleos, assessores e bolsistas de extensão.

Por fim no dia 30, ocorreu a Apresentação da experiência do Caminhão-Feira na comercialização de produtos agroecológicos do estado de Santa Catarina.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-525-1368

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes