Ir para o conteúdo PPGEXR Ir para o menu PPGEXR Ir para a busca no site PPGEXR Ir para o rodapé PPGEXR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

NEGÓCIOS COMUNITÁRIOS SUSTENTÁVEIS. MAPEAMENTO E CAPACITAÇÃO DE PROPOSTAS INOVADORAS NO SUL DO PAÍS.



O Instituto Conexões Sustentáveis, formado por empreendedores sociais e planejadores regionais, tem trabalhado com o intuito de “acelerar a transição para uma economia de baixa emissão de carbono, que promova a prosperidade regional e aumente a resiliência ambiental”. Como atividade para atender este objetivo o instituto realiza Oficina de Negócios Comunitários Sustentáveis em todo o Brasil, sendo nos dias 12 e 13 de setembro realizada uma edição na região Sul, na qual participaram representantes de 24 organizações dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Participaram desta atividade, representantes da Associação Comunitária Remanescentes de Quilombo Júlio Borges, da Associação Quilombola Linha Fão e integrantes do NEDET-Centro Serra. As comunidades foram cadastradas pela equipe do NEDET na plataforma Conexsus, que busca identificar e mapear empreendimentos comunitários sustentáveis em todo o Brasil. Como primeiro resultado do cadastramento as associações foram selecionadas para participarem da Oficina Negócios da Região Sul, em Chapecó-SC.

Ao final de uma extensa rodada e oficinas em todo o Brasil, serão selecionados 70 empreendimentos para participarem de um programa de desenvolvimento personalizado, o qual inclui uma jornada de aceleração, oficinas de modelagem de negócios, laboratório de soluções de acesso à comercialização e mercados, e laboratório de crédito e soluções financeiras.

Representantes das Comunidades e do NEDET

           

Momento de troca de experiências e apresentação entre os participantes do curso.

A atividade, realizada no CETREC – Centro de Treinamentos da Epagri, em Chapecó (SC), teve a duração de 16 horas e respondeu a três objetivos:

  • Conhecer melhor os negócios comunitários sustentáveis, sua visão de futuro, seu potencial de crescimento e de contribuição socioambiental; identificar a capacidade de desenvolvimento dos negócios participantes.

  • Aprofundar conceitos e modelos de desenvolvimento sustentável, negócios comunitários sustentáveis e as dimensões do desafio Conexus: modelagem de negócio, estratégias de comercialização e arranjos de finanças sociais.

  • Promover conexões entre as organizações e oportunidades de negócios.

Foto de encerramento da oficina com participantes e mediador da Conexsus Paulo Guilherme Cabral

O instituto Conexões Sustentáveis forneceu apoio no transporte e alimentação dos participantes e as representantes da Associação Comunitária Remanescentes de Quilombo Júlio Borges, da Associação Quilombola Linha Fão contaram com o auxílio e mediação dos integrantes do NEDET Centro Serra, por meio do PROJETO coordenado pelo professor Dr. José Marcos Froehlich, entitulado “Produção e Gestão Quilombola em Empreendimentos Econômicos Solidários no Território Centro Serra do RS: Mediações e Tecnologias Sociais em Contextos de Interculturalidade”, aprovado na Chamada CNPq/MTb-SENAES Nº 27/2017.

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-525-1167

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes