Ir para o conteúdo PPGEXR Ir para o menu PPGEXR Ir para a busca no site PPGEXR Ir para o rodapé PPGEXR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial da UFSM organiza atividade sobre Artesanato na Linha Fão em Arroio do Tigre – RS.



No dia 10 de Outubro de 2018, o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território Centro Serra, vinculado a Universidade Federal de Santa Maria, promoveu uma oficina sobre artesanato, no salão comunitário da Linha Fão.

Participaram da atividade aproximadamente 40 pessoas, provenientes das comunidades Júlio Borges (Salto do Jacuí) e Linha Fão (Arroio do Tigre) além de representantes do Quilombo Vovó Isabel situado no município de Nova Palma. Também compareceu uma assessora da Emater e a equipe do NEDET. A atividade teve por objetivo proporcionar um momento de troca de conhecimento, saberes e técnicas entre os participantes e teve como ponto forte a apresentação do artesanato desenvolvido pelos integrantes de cada comunidade presente.

Roda de apresentação do artesanato produzido pelas comunidades.

Posterior a apresentação dos tipos de artesanato produzidos deu-se uma fala sobre a contextualização e a importância desse ofício para as comunidades. Houve também um momento exclusivo para que os participantes interagissem entre eles e conhecessem os trabalhos dos outros. A oficina se deu por meio de trabalhos em grupos e foi mediada por artesãs da comunidade de Linha Fão. 

Integrantes da comunidade quilombola de Júlio Borges.

 

Integrantes da comunidade quilombola de Júlio Borges.

Esta ação contou com a atuação dos integrantes do NEDET Centro Serra, por meio do PROJETO coordenado pelo professor Dr. José Marcos Froehlich, entitulado “Produção e Gestão Quilombola em Empreendimentos Econômicos Solidários no Território Centro Serra do RS: Mediações e Tecnologias Sociais em Contextos de Interculturalidade”, aprovado na Chamada CNPq/MTb-SENAES Nº 27/2017.

 

Imagem 1: Material para produção de trançado de palha
Imagem 2: Sufrá

 

Imagenas 3 e 4: Cestos de trançado de palha

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-525-1166

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes