Ir para o conteúdo PPGEXR Ir para o menu PPGEXR Ir para a busca no site PPGEXR Ir para o rodapé PPGEXR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aproveitamento ou Dispensa de disciplinas, publicações e Teste de Proficiência

Aproveitamento de disciplinas, publicações e Teste de Proficiência 

O procedimento é o mesmo, o que muda são os documentos que serão anexados ao processo, lembrando que, para cada solicitação deve-se inserir o  formulário correspondente. O (a) discente que cursou disciplinas em Programas de Pós-Graduação stricto sensu antes do ingresso no PPGExR, poderá solicitar o aproveitamento. Mediante aprovação do comitê científico e homologação do Colegiado, o doutorando poderá solicitar aproveitamento de até 15 (quinze) créditos de disciplinas cursadas como aluno especial ou em outro Programa de Pós-Graduação credenciado pela CAPES (anterior ao ingresso no PPGExR) e 6 (seis) créditos para publicações. Para solicitar o aproveitamento de disciplinas, o (a) discente precisa proceder com a abertura de um Processo Eletrônico Nacional (PEN) acessando o Portal de Documentos da UFSM: https://portal.ufsm.br/documentos/login.html. Para ter acesso a tramitação e assinatura eletrônica, o (a) discente deverá assinar o Termo de Concordância para Assinatura Eletrônica Cadastrada no SIE. O tutorial está disponível clicando https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/04/Passo-a-passo-termo-assinatura-eletronica-PEN-SIE.pdf

Ao acessar o Portal de Documentos, o (a) discente deverá fazer o login com o número de matrícula e senha (a mesma do Portal do Aluno).

Ao acessar o Portal de Documentos, o (a) discente deverá clicar em “novo” e em seguida em “processo”.

Abrirá a página para a criação do PEN. Em tipo documental o (a) discente deverá digitar “aproveitamento” e aparecerá a opção “Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação – APG (134.23)”. O (a) discente deverá selecionar esta opção.

Após selecionar esta opção, o campo procedência será preenchido automaticamente, caso o (a) discente tenha apenas uma matrícula na UFSM. Caso o (a) discente tenha mais de uma matrícula, deverá selecionar a matrícula correspondente ao PPGExR. O campo “descrição” pode permanecer como está e o próximo passo é clicar em “salvar”.

Clicando em “salvar”, o (a) discente terá acesso ao número do processo (sempre iniciando com 23081). É importante guardar este número para consulta. Nesta página o (a) discente deverá inserir os documentos obrigatórios em formato pdf:

1) Requerimento de dispensa ou aproveitamento de disciplinas de mestrado/doutorado, aproveitamento de créditos por publicação ou teste de proficiência. Documento disponível clicando https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgexr/formularios-aproveitamento-de-creditos/.

2) Comprovante de aprovação em disciplina (histórico escolar), comprovante de publicação de artigo e certificado de teste de proficiência.

Observação: caso o (a) discente esteja pedindo além das disciplinas, aproveitamento de teste de suficiência/proficiência em língua estrangeira e a aprovação não estiver no histórico escolar, deverá anexar o certificado/atestado no campo “Comprovante de aprovação em disciplina para APG”.

ATENÇÃO: Em relação a artigos em periódicos, revista ou publicação de capítulos de livro.  Observar o Qualis conforme a nova classificação da Capes: A1, A2, A3, A4 e B1 equivalem a 2 créditos –  B2, B3, B4 e C equivale a 1 crédito.  Capítulos de livro é L2 e equivale a 1 ou 2 créditos seguindo o qualis da revista e/ou livro.

Antes de preencher o requerimento é necessário consultar o Qualis. Acessando o qualis novo,  Ou na sucupira, clicando aqui.

Após consultar o Qualis verificar  qual APG corresponde a 1 ou 2 créditos na página do programa em estrutura curricular (disciplinas optativas).

Orientações para preenchimento do requerimento de dispensa ou aproveitamento de disciplinas de mestrado/doutorado:

Nome do curso: PPGExR

Código do curso: 924 (mestrado) ou 1019 (doutorado)

Código da disciplina: preencher apenas com letras e números – exemplo: EDA 875. Verificar no histórico escolar, caso não tenha código, deixar este campo em branco. 

Nome da disciplina: preencher apenas com o nome da disciplina, assim como consta no histórico escolar – exemplo: Seminários Avançados II.

Caso o (a) discente esteja solicitando também o aproveitamento de teste de suficiência/proficiência em língua estrangeira, deverá constar no campo “nome da disciplina a ser dispensada” o nome do teste (conforme consta no histórico escolar/certificado) seguido do idioma – exemplo: Teste de Proficiência em Língua Estrangeira – Inglês.

Preencher apenas os campos acima. O (a) discente que irá solicitar o aproveitamento de disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação (na UFSM ou em outra Instituição) também deverá preencher apenas os campos acima. Os demais campos deverão ficar em branco.

Caso o (a) discente esteja pedindo aproveitamento de alguma disciplina da UFSM que tenha mudado de código ou que tenha sido extinta, nos campos “código da disciplina” e “nome da disciplina” deverão constar as informações da nova disciplina. No campo “disciplina utilizada para dispensar” deverá constar o código e o nome disciplina antiga.

Exemplo: (o) a discente que cursou EDA 862 (nome antigo de Enfoques Teóricos em Estudos Organizacionais), deverá colocar o código e nome atual da disciplina: EDA 874 Sociologia das Organizações. E no campo “disciplina utilizada para dispensar” deverá colocar EDA 862 – Enfoques Teóricos em Estudos Organizacionais.

Clicar em “adicionar “e sem seguida clicar em “enviar”. Abrirá uma janela para anexar o “Requerimento de dispensa ou aproveitamento de disciplinas de mestrado/doutorado”.

O tipo documental é preenchido automaticamente pelo sistema. Clicar em “escolher arquivo” para anexar o requerimento em formato pdf preenchido e sem assinatura (a assinatura será realizada de forma eletrônica).

Após o arquivo ser anexado, no campo “o documento inserido foi” clicar em “gerado eletronicamente”.

Em “tipo de conferência”, clicar em “sem autenticação”.

Em “assinar documento” clicar em “sim”. E clicar em “adicionar”.

Clicando em “adicionar”, o Requerimento será anexado ao processo.

Agora o (a) discente deverá anexar o “Comprovante de aprovação em disciplina para APG” (histórico escolar) seguindo os mesmos passos acima, entretanto, no campo “assinar documento” assinalar “não”.

Caso o histórico escolar tenha sido digitalizado, no campo “o documento inserido foi” deverá ser assinalada a opção “digitalizado” e no campo “tipo de conferência” deverá ser assinalada a opção “original”.

No campo “assinar o documento” assinalar a opção “não”.

No campo “responsável pela guarda” assinalar a opção “interessado”.

Clicar em “adicionar”.

Anexado o comprovante, o (a) discente deverá clicar em “salvar”.

Abrirá a janela para que o (a) discente proceda com a assinatura eletrônica. Caso o (a) discente tenha mais de um vínculo com a UFSM, deverá assinalar a matrícula do PPGExR, digitar a senha e clicar em OK.

Na próxima tela o (a) discente tem acesso ao resumo do processo. Clicando em “documentos inseridos”, o (a) discente poderá conferir se anexou os documentos corretos. Estando tudo correto, o (a) discente deverá clicar em “tramitar”.

Nesta página, as informações já são preenchidas automaticamente, sendo o campo “despacho” de preenchimento opcional. O (a) discente deverá clicar em “tramitar”.

O PEN foi tramitado para a caixa postal da coordenação do PPGExR. E aparecerá a tarja cinza “Em trâmite”

De posse do PEN após a conferência e análise do Comitê Científico, estando tudo correto, a coordenação encaminhará o PEN para o Controle Acadêmico de Pós-Graduação, que fará o lançamento no histórico escolar do (a) discente. Depois basta atualizar o Plano de Estudos inserindo os códigos e os nomes das disciplinas corretamente conforme consta no histórico escolar.