Ir para o conteúdo LUMAC Ir para o menu LUMAC Ir para a busca no site LUMAC Ir para o rodapé LUMAC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos

Em Desenvolvimento

Pesquisa

2019 – Atual: Middleware de Gerenciamento de Dados para Aplicações Pervasivas em Campus Universitários Inteligentes

Uma aplicação da área de ambientes inteligentes trata da criação de espaços inteligentes em universidades, criando campus universitários inteligentes (smart university campus). Campus universitários tradicionais possuem recursos educacionais e serviços que são utilizados frequentemente pela comunidade acadêmica, e outros que podem ser utilizados pela população em geral. Através da utilização de tecnologias, metodologias ou modelos provenientes da área de computação ubíqua, estes campus universitários podem se tornar mais inteligentes, recomendando ou adaptando serviços de acordo com as necessidades dos usuários, gerenciando recursos, entre outros. Este projeto de pesquisa apresenta a proposta de conceituação e definição de um middleware de gerenciamento de contexto para recomendações em campus universitários. Pretende-se avaliar a aplicação deste middleware e os serviços disponibilizados por ele através da implementação e utilização de aplicações-teste aplicadas no campus universitário da Universidade Federal de Santa Maria, campus Cachoeira do Sul.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Edital Universal 2018)

2018 – Atual: Arquitetura de Gerenciamento de Consultas em Bancos de Dados Relacionais Baseadas em Ontologias de Contexto que Descrevem Ambientes Ubíquos

Apresenta a proposta de uma arquitetura de software, que implementada como um protótipo, atua como uma camada externa em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) relacional, gerenciando a consulta entre informações de contexto e informações de domínio. Com a aplicação desta arquitetura, suportada por uma série de regras formais de ligação entre modelagens de contexto e domínio, a recuperação contextualizada de informações se tornaria possível em sistemas de informação, utilizando a expressividade necessária para a modelagem de contexto através de ontologias e utilizando esquemas relacionais previamente definidos e utilizados por sistemas de informação.

Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Edital ARD 2017)

2017 – Atual: AgroFert: Um Sistema Móvel e Georreferenciado de Recomendação de Adubação e Calagem

Tem por objetivo o desenvolver um aplicativo (AGROFERT RECOMENDAÇÕES) com os diferentes sistemas de recomendação dos Estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O adequado manejo da fertilidade do solo é condição essencial para a obtenção de altas produtividades e rentabilidade.

Protótipo disponibilizado de forma gratuita (em período de testes):

Financiador: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Federal de Santa Maria (Editais FIPE ARD / FIPE Júnior)

2017 – Atual: Manejo da fertilidade do solo através de mapas de produtividade e atributos químicos do solo

O manejo da fertilidade do solo por meio do uso eficiente de corretivos e fertilizantes é responsável, dentre os diversos fatores de produção, por cerca de 50 % dos aumentos de produção e produtividade das culturas. As altas produtividades das culturas dependem de um programa de adubação criterioso e definido conforme os objetivos da produção, uma vez que a demanda nutricional das culturas é elevada e variável em função dos fatores climáticos, das práticas de manejo adotadas, do cultivar, do sistema e da densidade de plantio. Aumentar a precisão dos sistemas de recomendação e de grande importância para reduzir os custos de produção com o uso de insumos agrícolas. Manejar o solo através de mapas de produtividade pode ser uma alternativa interessante para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes. Através da sobreposição de mapas de produtividade e mapas dos atributos químicos do solo pode-se reduzir a variabilidade existente nas áreas agrícolas.

Financiador:  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Edital PIBIC) 

(participação – coordenação Prof. Dr. José Palazzo M. de Oliveira (INF-UFRGS)) 

2017 – Atual: Recomendação Adaptativa para Cidades Inteligentes

Financiador: CNPq (Edital UNIVERSAL – 2016)

Extensão

2018 – Atual: Ludum Pro Bono: Reaproveitando componentes de máquinas caça-níquel para Construção de Jogos Educativos com Foco em Ensino de Lógica e Algoritmos

Financiador: Pró-Reitoria de Extensão. Universidade Federal de Santa Maria (Edital FIEX)

(participação – coordenação Prof. Dr. João Carlos Damasceno Lima (GMOB-UFSM)) 2017 – Atual: Implantacao do NSCM – Nucleo de Sistemas de Computacao Movel da UFSM – Fase II

O objetivo geral do projeto é integrar ações que visem (i) atender as necessidades de soluções móveis das entidades sem fim lucrativos; (ii) o aperfeiçoamento de recursos humanos no desenvolvimento de soluções móveis inovadoras; (iii) ações que visem ao empreendedorismo inovador na região de abrangência da UFSM. As ações, previstas para a Fase II, incluem palestras, cursos de programação móvel e desenvolvimento de aplicativos móveis para a comunidade solicitante.

Ensino

2019 – Atual: Cadernos Digitais para Engenharias – Aplicações em LaTeX, Python e Jupyter

Financiador: Pró-Reitoria de Graduação. Universidade Federal de Santa Maria (Edital FIEN)

Download da Apostila LaTeX 101

Download da Apostila Python 101

Slides da primeira edição do minicurso de Python (Parte 1) (Parte 2)

Finalizados

2017-2018: Monitoria Não Subsidiada e Produção de Material sobre Algoritmos e Programação nos cursos de engenharia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Download do Caderno de Exercícios – v.1

Download do Caderno de Exercícios – v.2

Financiador: Universidade Federal de Santa Maria (Edital FIEN)

2016-2017: SLM time – Software de simulação do tempo da fabricação de peças por Fusão Seletiva a Laser

Notícia sobre Registro de Software

Financiador: Universidade Federal de Santa Maria (Edital FIPE)