Ir para o conteúdo LABRMN Ir para o menu LABRMN Ir para a busca no site LABRMN Ir para o rodapé LABRMN
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Apresentação

O Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear do Departamento de Química da UFSM foi criado em 1987, e tem como principais objetivos:

• Obter e analisar dados de RMN e auxiliar os pesquisadores na interpretação de dados de RMN
• Treinar pesquisadores para adquirirem e processarem dados de RMN
• Estimular a pesquisa científica e tecnológica relacionada com as técnicas de RMN

LabRMN, por meio da equipe técnica, tem como finalidade principal fornecer as condições necessárias para obtenção e processamento de dados de RMN, com vistas à elucidação estrutural de compostos químicos e materiais diversos. Trata-se de um espectrômetro moderno e versátil, cuja configuração existente permite obter dados de amostras no estado líquido. Podemos obter dados de diversos núcleos além daqueles convencionais: 1H e 13C (temos obtido dados de 15N, 19F, 31P), e outros núcleos poderão ser estudados.

A equipe técnica está apta e disponível para colaborar com pesquisadores que necessitam dessa técnica.

Além da comunidade interna da UFSM, os interessados externos também poderão se beneficiar do uso do espectrômetro, seja por meio de prestação de serviços à comunidade científica, seja por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa de cooperação interinstitucional.

Notícias
Ressonância nuclear magnética analisa vinho sem abrir a garrafa
A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) apareceu na vida do pesquisador Luiz Alberto Colnago em 1979, quando cursava doutorado no Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro. Ele desenvolvia um método para monitorar a variação bioquímica que ocorre durante a…
29/01/2020
Finep apoia desenvolvimento de equipamento nacional de ressonância magnética nuclear
Foi apresentado nesta quarta-feira, 20/5, no CT2 da Coppe/UFRJ, o Specfit, primeiro equipamento comercial de ressonância magnética nuclear (RMN) totalmente brasileiro. Desenvolvido pela FIT – Fine Instrument Technology, a inovação é um dos destaques da recém-criada linha de pesquisa de RMN aplicada…
29/01/2020
NMR, its applications and the Dutch uNMR-NL facility
Assista o vídeo clicando aqui.
29/01/2020