Ir para o conteúdo Silveira Martins Ir para o menu Silveira Martins Ir para a busca no site Silveira Martins Ir para o rodapé Silveira Martins
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

ESTAÇÃO AVANÇADA PARA ESTUDOS DE CAMPOS DO PPG BIODIVERSIDADE ANIMAL

O que é
Esta estação é uma unidade avançada para estudos da Fauna, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Animal – UFSM. A região de Santa Maria, localizada no ecótono entre os Biomas Pampa e Mata Atlântica, é considerada uma região de transição e local ideal para investigações sobre a biodiversidade destes ecossistemas. Apesar das ameaças e degradação ambiental a que vem sendo submetida, a região ainda abriga uma expressiva riqueza de representantes de fauna e flora exclusivos e /ou associados a esses Biomas. Desde sua implantação, o PPG Biodiversidade Animal vem realizando pesquisas sobre taxonomia, ecologia, conservação e evolução de grupos de fauna nesta área. A Estação de Estudos em Silveira Martins amplia a capacidade de desenvolvimento destes estudos e aproxima os pesquisadores da natureza investigada em seus projetos. A Estação também se destina a atividades de imersão, na forma de workshops, simpósios, oficinas e disciplinas relacionadas ao tema da Biodiversidade.

O que faz
A necessidade desta Estação Avançada, tornou-se preponderante face às ofertas de disciplinas, promovidas pelo PPG, com atividades práticas junto à natureza. Considerando que a região do Rebordo do Planalto, onde se localiza o município de Silveira Martins, representa o extremo sul dos resquícios da Mata Atlântica, considerada um dos hotspots para a biodiversidade mundial, e pela proximidade de Santa Maria, o local se configura como ideal para sediar a Estação Avançada para Estudos de Campo do PPG Biodiversidade Animal.

Coordenação
Sandro Santos | Depto. de Ecologia e Evolução

Vice-Coordenação
André Schuch | Depto. de Bioquímica e Biologia Molecular