Ir para o conteúdo Silveira Martins Ir para o menu Silveira Martins Ir para a busca no site Silveira Martins Ir para o rodapé Silveira Martins
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

O último que sair encoste a porta

Os objetos também nos olham. Ao longo do tempo eles foram chegando e sendo reunidos, de maneira despretensiosa, discreta, junto ao Ateliê 1336. Vieram de diversas origens, sobreviventes ao descartável. Impedidos em suas funções utilitárias, paulatinamente, investiram-se de outras/novas funções. De certo modo, passaram a nos significar. Do alto do grande armário junto a porta, silenciosos, curiosos, sempre estiveram à espreita de cada novo orientando que buscasse aquele Ateliê. E com o passar dos semestres, já seguros em seus papéis, vestiram-se de diversas nuances, matrizes e cores aos olhares humanos naquele espaço pulsante. Solidários, sonharam sonhos de pintura em variados momentos.

Na presente exposição eles-os objetos-são os motivos que, nos identificam como criadores do 1336. Resgatados em seus detalhes, em seus fragmentos, despidos do pó, eles retornam investidos em pintura. Na concepção de cada criador, alcançaram outro tipo de permanência: a necessária vigência da arte. Portanto, agora, de fato, eles nos significam na obra de cada um. E as “obras nos olham”. Por isso, quando o último saiu, antes que ele encostasse a porta, os “objetos” já haviam saído conosco.

Alphonsus Benetti

Julho, 2019

 

 

Visitação: 05 a 31 de Agosto de 2019