
Origem:
O ano é 2021. A distância física provocada pela pandemia da COVID-19 fez com que procurássemos saídas para o exercício das práticas na sala de aula do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. A vontade era de dar sentido para algumas atividades de sala de aula que, naquele momento, frente a tantas dores e dificuldades vividas de forma singular em cada casa, haviam se esgotado em termos de significação. Achar motivação para trabalhos de aula vinha sendo um desafio, pois as dificuldades se sobrepunham aos fatores que poderiam gerar algum tipo de interesse. A ideia foi então de oferecer serviços publicitários para quem não tivesse condições financeiras para contratar uma agência ou profissional de propaganda. Esse serviço precisaria ser ofertado para empresas que estavam dando seus primeiros passos e quando o produto comunicacional pudesse ser de grande incentivo para continuar.
Além disso, acompanhávamos o fortalecimento do GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA, uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus Quarta Colônia), que procura articular poder público, terceiro setor, empresas, educação, academia, entidades de pesquisa e comunidade em geral para a promoção de um desenvolvimento endógeno regional por meio de ações que promovam um turismo sustentável e valorize as características singulares acima citadas. O Geoparque Quarta Colônia tem como objetivo proporcionar novas alternativas para a economia regional, de maneira sustentável, por meio da conservação do patrimônio natural e cultural, da educação ambiental, do turismo local e do incentivo à geração de renda através de iniciativas privadas.
O projeto 4C Laboratório e Observatório de Marcas da Quarta Colônia surge a partir deste contexto e leva no nome seus princípios: Criatividade, Comunidade, Colônia e Caminhos.
Objetivo:
Possui como objetivo geral: Criar um observatório e laboratório para a construção de marcas, bem como prestar consultorias e oferecer cursos para a manutenção das identidades visuais de pequenos empreendedores da Quarta Colônia, fortalecendo esses pequenos negócios e colaborando com a divulgação e promoção do Geoparque da Quarta Colônia como um destino turístico. Como objetivos específicos foram definidos os seguintes:
1) Atender demandas marcárias dos pequenos empreendedores da quarta colônia;
2) Analisar marcas e propor ajustes, alinhamentos e reformulações;
3) Organizar e ministrar mini cursos que tratam de questões específicas da manutenção das identidades visuais dos pequenos empreendedores;
4) Oferecer uma oportunidade de experimentação aos e às estudantes do Curso de Publicidade e Propaganda e do curso de Desenho Industrial.
Política:
Atender demandas de marca e de identidade visual de pequenos empreendedores que serão selecionados via edital, contemplando em torno de 10 cases por ano de duração do projeto; Oferecer um espaço de consultoria em relação à aplicação das marcas e dos elementos de identidade visual, com plantão para tira-dúvidas; Organizar cursos para pequenos empreendedores que contemplem questões relacionadas às principais necessidades comunicacionais; Proporcionar um espaço de experimentação e de aprendizagem para os estudantes dos Cursos de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e de Desenho Industrial. Ampliar o potencial turístico da Quarta Colônia, divulgando os produtos e serviços dos pequenos empreendedores, bem como o Geoparque.
Coordenação: Profª Juliana Petermann