Ir para o conteúdo Silveira Martins Ir para o menu Silveira Martins Ir para a busca no site Silveira Martins Ir para o rodapé Silveira Martins

Tecendo cores para um amanhã

O trabalho acadêmico de Lucília Maria Abrahão Sousa é digno de nota, com livros publicados, conferências ministradas e um sem número de trabalhos orientados em nível de graduação e pós-graduação. Quanto à sua carreira artística, Lucília se dedica a esse há vinte anos, tendo participado do Atelier de pintura de Waldomiro Santana (2003-2013) e retomado a pesquisa com tinta acrílica nesse ano. Com a artista Adriana Amaral (2013 a 2015), experimentou a pintura em porcelana. No Atelier de cerâmica Emergências Poéticas, de Guido Catalans (2017 a 2023), vem trabalhando com diferentes tipos de argila, desenvolvendo peças de diferentes dimensões. Em 2023, começou a participar do Atelier Ubirajara Junior, momento em que o encontro com a aquarela foi possível, mobilizando essa técnica em diferentes materialidades como tecidos e papéis especiais. Com as noções de bordado e tapeçaria, aprendidas no Ateliê “Linhas e lãs” e desenvolvidas durante a gestação de seus quatro filhos, tem feito desenhos com fios de linhas em trabalhos plásticos.

Com trabalhos de pintura, já fez dez exposições individuais, dentre elas: “Imagens do feminino” (2010 – Galeria Unaerp), “Cenas sem nome” (2012 – Itaú Personalité), “Entre temas, traços e letras” (2013 – Instituto Kaiser) e “Interiores” (2013, Atelier Atalie). Participou de dezenas de exposições coletivas com colegas de ateliês e s convite de artistas. Em 2022, expôs um trabalho plástico como artista convidada na exposição anual do Atelier Ubirajara Junior. Com as obras de cerâmica, foram duas exposições individuais “O barro, a mão e o vazio: esculturas da quarentena” (2019 – Psipolis, Universidade de Campinas) e “Figuras do feminino” (2023 – Atelier Marian Dias), além de seis exposições coletivas, uma no Salão Internacional de Artes de Lisboa (2021). Em 2023, sua obra “Brincando com Candinho” recebeu o prêmio destaque na 48º Semana Cândido Portinari em Brodoswki. Além disso, já teve trabalhos publicados na capa de cinco revistas, duas teses e três livros.

Fotos:

Bruno V. Gai; Suelem Dias