Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Menus

Tutorial em Vídeo
Tutorial Escrito

Agora que você criou uma página, você pode colocá-la no menu do sítio que está editando. Para alterar o menu, adicionando uma página a ele ou  alterando a disposição dos itens, você deve acessar a opção “menus” que se encontra no item “aparência” do painel inicial do WORDPRESS.

Feito isso, na parte superior da página, há a opção “ selecionar um menu para editar”. Nos sítios da UFSM se encontram dois tipos de menus: o menu lateral e o menu de serviços. Caso você queira adicionar outro menu, é só ir em “criar um novo menu“, onde na parte superior da tela você deve escolher se quer que seu menu seja de serviços ou que seja lateral, depois é só dar um nome a ele e selecionar o botão “criar menu“.

Se não for necessário criá-lo, então volte a página de menus clicando em “editar menus” no canto superior da página, Selecionar um menu para editar (Principal ou serviços) clicando em “selecionar”, assim estará disposto no painel o menu com todas as páginas que estão nele.

Para alterar um menu, você precisa saber de duas coisas: só podem ser colocados dois tipos de conteúdo nos menus – uma página ou um link personalizado- e é possível colocar até dois níveis de menu título no sítio.

O link personalizado é usado em duas situações: uma delas é quando a página a qual você quer que esse menu leve não foi criada dentro do sítio, então você usa somente a URL dele. A outra opção é quando você precisa que seu menu tenha o que chamamos de “menu título”

Esse menu titulo, quando clicado, não te leva a outra página, ele revela ou esconde as páginas que se encontram dentro dele. Caso você coloque uma página com conteúdo como um menu de título, esse conteúdo não será mostrado no sítio.

Para adicionar conteúdo aos menus, você vai trabalhar na aba no canto esquerdo da tela. Para adicionar uma página, primeiro você deve encontrar a página que você quer adicionar ao menu. Se você a criou há pouco tempo, ela provavelmente estará no topo das mais recentes, caso ela não esteja aqui, você pode ir na opção “pesquisar” e procurar pelo nome que você deu a página. Ao encontrar a página, você a seleciona e adiciona ao menu. Feito isso, esse item que você criou vai automaticamente para o final do menu, agora você pode posicioná-lo, clicando em cima e arrastando até a posição desejada.

Desta mesma forma você pode adicionar as outras opções da aba de Notícias e categorias. Para adicionar um link personalizado ao menu, você deve colar a URL do local que você deseja que esse menu te leve, no texto do link colocar o nome que quer dar ao menu e adicioná-lo. Feito isso é só posicioná-lo clicando em cima e arrastando até a posição desejada.

Para adicionar um “menu título”, no campo da URL, você coloca um sustenido, também conhecido como “jogo da velha”, adicione um nome no texto do link, adicione ao menu e agora é só posicioná-lo. Lembre-se que após fazer qualquer mudança nos menus, você deve apertar o botão “salvar menu” para que as alterações sejam salvas.