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Editais

Tutorial em Vídeo
Tutorial Escrito

Para um usuário adicionar um novo edital ao sítio, ele deve acessar o menu editais e ir na opção “novo”.

Ao acessá-lo, será aberto o painel para cadastrar o novo edital. A primeira etapa é dar um título ao edital. Lembrando que no título não se deve colocar o número nem a data do edital. Essas informações devem ser preenchidas nos campos abaixo do título.

Temos a opção de habilitar ou não a Newsletter em seu edital, para que os candidatos sejam atualizados todos os dias sobre o edital. Lembrando que a Newsletter não é automática. Ela é processada uma vez por dia no turno da noite.

Logo após preencher os campos acima, deve-se sinalizar qual tipo de edital está sendo cadastrado. Existem diferentes tipos, cada um com suas características próprias, mas todos funcionam da mesma maneira. Os editais são divididos em Licitações, Processo de Seleção e Geral. Após esse processo, será apresentado uma área de categorias.

O usuário pode escolher entre Graduação, Pós-Graduação, Extensão e outros. A fim de dar continuidade no nosso exemplo, vamos selecionar graduação. Depois de selecionar a categoria podemos adicionar um documento. Clicando em Adicionar Dado e selecionando Documento temos novos campos incluindo Título e a caixa “Tipo”.

Se estivermos abrindo um edital vamos colocar o título do arquivo. Selecionamos o tipo “Abertura” e clicamos no botão “adicionar arquivo”. Aqui temos uma nova janela que mostra o gerenciador de mídias. Pode-se criar uma pasta e fazer o upload do arquivo para aquela pasta.

Ao clicar em Adicionar Dado e selecionar a opção “link”, no campo aparecerá o botão “Selecionar link”. Clicando nele você deve adicionar as informações da URL desejada.

A ideia é que todos os arquivos e links referentes a um edital fiquem no mesmo edital. Dessa forma, quando o usuário for buscar pelo resultado ou legislação no sítio da UFSM ou o órgão em questão ele vai encontrar todos os arquivos do mesmo edital juntos. É importante salientar que a ordem dos dados é plenamente ajustável pelo administrador. Basta arrastar a caixa do dado desejado para cima ou para baixo para posicioná-la na página. Quando terminar de adicionar todas as informações, é só clicar em publicar e seu edital estará publicado no sítio, agora com maior facilidade de acesso e mais informações.