Ir para o conteúdo Guia Sítios Ir para o menu Guia Sítios Ir para a busca no site Guia Sítios Ir para o rodapé Guia Sítios
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Páginas: Editor Gutenberg

Um dos itens mais utilizados do painel é o “Páginas”. Ele oferece para o usuário duas opções: “Todas as páginas”, onde você pode visualizar todas as páginas do sítio que está editando; e a opção “Adicionar nova”, onde é possível adicionar uma nova página ao sítio. Clicando em “Adicionar nova” será aberta uma página com um painel de simples edição.



Tutorial em Vídeo
Tutorial Escrito

Um dos itens mais utilizados do painel é o “Páginas”. Ele oferece para o usuário duas opções: “Todas as páginas”, onde você pode visualizar todas as páginas do sítio que está editando; e a opção “Adicionar nova”, onde é possível adicionar uma nova página ao sítio. Clicando em “Adicionar nova” será aberta uma página com um painel de simples edição.

O WordPress vem sendo atualizado constantemente e a página de edição pode conter funcionalidades e interfaces um pouco diferentes. Contudo, a ideia é sempre trazer melhorias para deixar a edição mais simples e coerente com o formato web.

O Gutenberg oferece blocos de conteúdo. Como podemos ver, ele automaticamente já nos oferece dois blocos: “Adicionar Título” e “Comece a escrever ou editar/ para escolher um bloco”.

A primeira coisa que se deve fazer é criar o título de sua página em “Adicionar Título”, clicar no botão “publicar”, e novamente no “publicar”. Feito isso, a sua página já existe no sistema.

Agora que sua página já está publicada, você pode adicionar texto a ela, clicando em “Comece a escrever ou digite”, que é a caixa de texto que se encontra abaixo do título. Ainda, você pode editar o texto como preferir, clicando nas funções da caixa de texto.

Caso você tenha dificuldade com a caixa de texto do Gutenberg, você pode clicar no símbolo “mais” e escolher o editor “clássico”, ele é bem parecido com a interface do Word, oferecendo várias opções para edição de texto na parte superior da caixa de conteúdo.

Caso você queira adicionar algum outro tipo de conteúdo, é só clicar no “mais” na parte superior do painel. Fazendo isso , o Gutenberg te oferecerá vários blocos de conteúdo diferentes, desde uma imagem a um botão de direcionamento.

Para adicionar uma imagem, por exemplo, é só clicar no bloco “ Imagem” e escolher uma das opções do bloco. Caso sua imagem esteja salva no computador, é só clicar em “Enviar”; que ele abrirá os arquivos do computador. Escolha sua imagem e ela aparecerá na página que você está criando.

Ainda, do lado direito da tela, e dentro da caixa de conteúdo, são oferecidas algumas funções para você editar o seu conteúdo.

Lembre-se de sempre apertar o botão “Atualizar”, caso contrário as alterações não serão salvas.

A outra opção que temos no item “Páginas” do menu do painel é “Todas as páginas”. Quando clicamos nela é aberto um painel com o nome de todas as páginas feitas, quem as criou e quando.

Perceba, também, que ao lado do nome de algumas páginas aparecerá a palavra “Elementor”, um editor que permite funcionalidades avançadas de diagramação. Quando isso acontecer, significa que essa página foi editada com o Elementor, portanto não deve ser editada com o Gutenberg.

Na parte superior da tela são apresentados os números de quantas páginas foram criadas, publicadas ou não, quantas você criou, quantas foram publicadas e quantas foram colocadas na lixeira. Ao lado, há ainda uma ferramenta de busca onde você pode escrever uma palavra-chave, e serão listadas todas as páginas que apresentam essa palavra, seja no título ou no texto.

Quando passar o mouse em cima do nome da página, são apresentadas algumas opções. Uma delas é “Editar”. 

Clicando nessa opção, é aberta a página de edição. Caso ela tenha sido editada com o “Elementor”, no lugar da caixa de texto, haverá um botão para “Editar com o Elementor”. Caso a página tenha sido editada no Gutenberg, será exibida a mesma página com o editor.

Na parte superior da tela, temos a opção de modificar o nome da página, mas é preciso cuidado nessa hora, porque o URL permanente da página também deve ser modificado manualmente quando isso for feito. Após terminar suas edições, é só clicar em “Atualizar” e suas edições serão salvas.

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes