Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Mídias

Tutorial em Vídeo
Tutorial Escrito

Para adicionar uma foto, um documento, um vídeo em uma página é necessário clicar no item “mídia” do menu lateral. No WORDPRESS existe uma função chamada: “biblioteca de mídia”, você pode acessá-la ao selecionar o menu “mídias” do lado esquerdo da tela.

Ao acessar a biblioteca, você terá acesso a todas as mídias que já foram utilizadas no sítio. Caso você esteja procurando uma mídia específica, você pode usar os filtros que ficam na parte superior do painel, ou utilizar a ferramenta de busca.

Caso você queira adicionar uma nova mídia, clique em “Adicionar nova” na parte superior da tela. Feito isso, é possível adicionar arquivos de duas formas. Clique em “Selecionar arquivos”,encontre-os a partir dos documentos do computador, selecione o arquivo para abrir.. Feito isso ele já estará salvo na biblioteca. Você também pode simplesmente arrastar o arquivo até o painel. Você consegue adicionar desde uma imagem até uma pasta de arquivos, de acordo com a sua necessidade.

Depois de adicionar a mídia, para você visualizá-la é só clicar em biblioteca no menu, logo abaixo do item “mídias”, elas estarão listados a partir das mais recente. Caso você queira excluir a mídia que você adicionou, basta passar o mouse em cima do arquivo. Quando fizer isso no canto superior direito da imagem aparecerá uma lixeira, clique nela e depois clique “sim” para confirmar a ação.

Ainda sobre a “biblioteca” você pode organizar seus arquivos em pastas por tipo de arquivo e/ ou ano. Pois o WordPress não organiza automaticamente. Por exemplo, a pasta “editais”, incorporado as pastas com editais e seus respectivos anos.

Para que o site cumpra sua função de ser acessível é necessária uma atenção especial à audiodescrição, ao adicionar uma imagem a uma página.  O texto alternativo é a única forma de as pessoas com problemas de visão terem acesso às informações contidas nas imagens. Você pode fazer isso logo que adicionar a imagem na biblioteca, ao clicá-la será aberto um painel com informações, a audiodescrição deve ser escrita na caixa de texto referente ao “texto alternativo”.

OBS: Mais do que uma preocupação com a legislação, isso é uma preocupação de inclusão e cidadania. Seja consciente e sempre adicione o texto alternativo coerente com a descrição visual do conteúdo da imagem. Por exemplo: foto horizontal colorida com bússola solar e texto Conheça as oficinas destinadas ao bem-estar dos estudantes.